Você pode morar em casa ou apartamento, fazendo parte de um condomínio ou de um bairro, sempre haverá vizinhos com quem conviver. Já mostramos aqui que uma rede de segurança entre vizinhos pode aumentar a segurança de um bairro e, por isso, é ainda mais essencial manter uma boa convivência com aqueles que vivem ao seu lado.

Assim, neste post, trazemos 5 dicas para a boa convivência com os vizinhos, para que você aprimore ainda mais seu relacionamento com os outros moradores do seu bairro ou condomínio. Não perca!

  1. Conheça e respeite seus vizinhos

Um passo muito importante para uma boa convivência com os vizinhos é saber quem eles são. Ao mudar para uma nova casa ou apartamento, por exemplo, você pode se apresentar aos vizinhos mais próximos. Observar quem são os moradores do bairro ou do condomínio facilita o reconhecimento e ajuda, inclusive, no quesito segurança, já que todos são responsáveis pela proteção dos espaços comuns.

Pode ser que existam alguns vizinhos mais difíceis, com menos abertura e que não te receberão tão bem. Ainda assim, procure saber quem eles são e respeitá-los. Temos histórias de vida diferentes e enxergamos o mundo a partir de pontos de vista distintos. Por isso, o respeito é, sem dúvida, a base fundamental para estabelecer uma boa convivência com os vizinhos.

  1. Participe das decisões conjuntas

Um condomínio sempre realizará assembleias para deliberar sobre questões que afetam a todos os condôminos, e é fundamental que você participe dessas decisões. Se você vive em um bairro, descubra se há uma associação de moradores já estabelecida e, se sim, junte-se a ela, pois as decisões, nesse caso, também serão conjuntas e afetarão sua vida. Caso seu bairro ainda não tenha uma associação de moradores, que tal você reunir alguns vizinhos e começar uma? Confira aqui algumas dicas para criar uma associação e moradores!

  1. Seja gentil e educado

Mais do que respeitá-los, para manter a boa convivência com os vizinhos é importante também ser gentil e educado, e não só com eles, mas também com os trabalhadores do condomínio ou do bairro. Cumprimentar o porteiro, os seguranças e os zeladores, abrir ou segurar portas para outros moradores, oferecer ajuda para carregar sacolas ou compras são pequenos gestos de gentileza que tornam a convivência muito mais tranquila.

Lembre-se de que não é preciso realizar grandes movimentos ou promover atos grandiosos. Apenas observe seu entorno, reconheça que há outras pessoas e use de gentileza e educação para tratar essas pessoas da melhor forma possível.

  1. Respeite as regras

A boa convivência com os vizinhos também depende do respeito de todos às regras estabelecidas em assembleias e reuniões. Por isso, mais do que comparecer, é preciso estar atento, participar e respeitar as decisões tomadas em conjunto.

Por isso, respeite os horários de silêncio e de utilização de espaços comuns, coloque seu lixo no lugar certo, cuide para que seu animal de estimação não atrapalhe os vizinhos, não permita que pessoas não autorizadas acessem espaços comuns e cuide para manter sempre os portões fechados e as áreas protegidas.

  1. Cuide dos espaços comuns e dos privados

Manter sua casa ou seu apartamento em ordem, especialmente os jardins ou sacadas, é também bastante importante para manter a boa convivência com os vizinhos. Isso porque um jardim malcuidado, por exemplo, pode deixar o bairro feio e, até mesmo, atrair insetos ou animais indesejados. Também não faça queimadas nem jogue na rua ou nas áreas comuns os resíduos gerados pela limpeza de seus ambientes.

Além disso, cuide da preservação dos espaços comuns, como as áreas de lazer e convivência dos condomínios ou as ruas e calçadas e os espaços da associação de moradores do bairro. Por serem espaços de uso compartilhado, a organização e a limpeza são pontos fundamentais para não causar discórdia ou mal-entendidos entre os moradores.

Gostou dessas dicas? Então acesse nosso blog e confira muitas outras! E se quiser saber como deixar seu bairro ainda mais protegido com o aplicativo Bairro Seguro, acesse nosso site agora mesmo!