Uma associação de moradores pode ser criada a partir da reunião de pessoas que morem próximas e que sintam necessidade de uma instituição que reivindique melhores condições perante o poder público. Já trouxemos aqui para o blog dicas de como criar uma associação de moradores, confere lá!

 Também já explicamos melhor qual o papel de uma associação e apresentamos algumas formas de torná-la mais engajada. Por isso, neste post vamos apresentar 5 ideias para aprimorar sua associação de moradores. Veja quais são a seguir!

Ideias de melhorias para Associação de Moradores

  1. Estabelecer ou aprimorar canais de comunicação interna e externa

É preciso estabelecer canais claros e fáceis de comunicação não apenas entre moradores, mas também entre a associação e os associados e também com o mundo externo.

E isso pode ser feito por meio da criação de perfis em redes sociais, por exemplo, no qual podem ser divulgadas as ações da associação de moradores e compartilhadas não só entre os vizinhos, mas com uma rede muito maior de pessoas. Isso auxilia, por exemplo, na divulgação das iniciativas da associação e a torna mais respeitada, ampliando o alcance e o impacto de suas ações.

Além disso, podem ser criados grupos internos de discussão para ouvir os associados, estabelecendo uma comunicação direta com eles. Isso permite reconhecer as principais demandas dos moradores e pensar em soluções para cada uma delas.

  1. Utilizar o trabalho coletivo para aprimorar processos internos

Em uma associação de moradores, é sempre importante que o trabalho seja feito em conjunto, para não sobrecarregar ninguém. Além disso, o trabalho coletivo pode ser bastante eficaz na resolução de problemas e na tomada de decisões importantes.

A proposta, então, é que a associação realize reuniões constantes e, nelas, proponha trocas importantes para o bom andamento da administração. Além disso, pode ser proposto aos associados que ocupem diferentes cargos na diretoria ou na execução, para que conheçam cada parte dos processos internos da associação de moradores.

Com esse conhecimento, fica mais fácil utilizar a inteligência coletiva para melhorar os processos e, consequentemente, promover uma melhor administração da associação.

Se quiser saber mais sobre como otimizar as tarefas da associação de moradores, confira esse outro post aqui!

  1. Oferecer cursos e treinamentos para moradores, porteiros e outros funcionários

Um dos objetivos de criar uma associação de moradores é promover melhorias para a região. Portanto, nada melhor do que oferecer formação aos trabalhadores dos condomínios e edifícios que fazem parte da associação e aos próprios moradores.

Para porteiros e zeladores, por exemplo, é possível oferecer oficinas de aprimoramento dessas funções. Nelas, pode-se demonstrar boas práticas na condução da portaria ou das equipes de limpeza, por exemplo. São atitudes simples e rápidas que podem não só melhorar o serviço prestado e aumentar a segurança da região, como também desenvolver as pessoas que nela trabalham.

Para moradores e funcionários, é possível realizar cursos ou oficinas de assuntos como segurança pessoal, por exemplo. Quando uma associação de moradores oferece esse tipo de desenvolvimento para os associados, promove também a melhoria de toda a região.

  1. Promover ações para integrar os moradores

Ainda pensando em como desenvolver não apenas a associação de moradores, mas também todos os associados, é bastante interessante promover ações que integrem os moradores e criem um senso de comunidade.

É possível utilizar o espaço da associação para realizar aulas de dança e música para toda a comunidade, oferecer oficinas de inclusão digital para idosos, oferecer aulas de yoga, tai chi chuan ou práticas similares, por exemplo. São muitas as opções de práticas para movimentar o espaço da associação e fortalecer os vínculos entre moradores.

Podem ainda ser realizadas campanhas de arrecadação de alimentos, ração e agasalhos, por exemplo, para doar para instituições que ajudem pessoas e animais. São ações que, além de integrarem toda a comunidade, promovem o bem para pessoas que não fazem parte daquele círculo. É uma possibilidade de ampliar os reflexos positivos da associação de moradores na sociedade.

  1. Utilizar o aplicativo Bairro Seguro

Todas as ideias anteriores acabam promovendo segurança, já que aumentam os vínculos e incentiva os moradores a cuidarem uns dos outros. Porém, a ideia de utilizar o aplicativo Bairro Seguro está mais diretamente ligada à segurança, já que ele permite parceria com empresas de segurança privada.

A proposta é que os moradores se sintam seguros na região onde moram e usufruam dos benefícios de viver nessa região e de fazer parte da associação de moradores.

Gostou desse conteúdo? Então confira mais dicas sobre associação de moradores em nosso blog. E se quiser saber mais sobre o aplicativo Bairro Seguro, acesse nosso site.