Já comentamos aqui sobre as cidades mais seguras de São Paulo e sobre os bairros mais seguros de Curitiba e de Porto Alegre. Também demos algumas dicas para você escolher um bairro tranquilo para morar ou tornar mais seguro aquele em que você já mora.

No entanto, por mais seguro que seja seu bairro ou sua cidade, é sempre bom saber se precaver, pois precisamos transitar pela cidade, nos locomover e, às vezes, ir a lugares que não conhecemos. Por isso, elencamos para você 7 dicas de segurança ao andar pelas ruas. Veja quais são!

Dicas de Segurança para andar pelas ruas 

  1. Esteja sempre atento

As dicas de segurança e orientações de policiais geralmente são baseadas em estatísticas e estudos de como agem os bandidos. E, entre essas orientações, uma bastante recorrente é a de manter-se sempre atento, pois os distraídos são vítimas mais fáceis para assaltantes.

Isso significa que não devemos andar na rua falando ao telefone, mexendo no celular ou ouvindo música alta. É preciso observar o movimento ao redor e as atitudes das pessoas, pois, assim, você diminui as chances de ser pego de surpresa.

  1. Não ostente objetos de valor

Outro motivo para não andar na rua falando ao celular ou mexendo nele é a recomendação de não ostentar objetos de valor. Procure guardar câmera e celulares no bolso, na bolsa ou na mochila. Parece uma restrição de liberdade, mas é uma dica de segurança muito importante. Não precisamos despertar a vontade ou a curiosidade dos mal-intencionados, não é mesmo?

  1. Pareça sempre confiante

Por mais medo que você sinta ao andar na rua, procure ao menos parecer confiante, pois, isso tende a espantar assaltantes. Como já dissemos, eles preferem os desatentos. Então, se você estiver atento e ainda parecer confiante, inibirá a ação daqueles com más intenções.

Além disso, se estiver procurando um endereço em um lugar novo para você, procure ser discreto. Ainda que, por alguns instantes, você pense estar perdido, não demonstre. Para sua segurança, é importante não demonstrar medo ou insegurança.

  1. Caminhe no sentido contrário dos carros

Essa dica está relacionada não só à proteção contra assaltos e furtos, mas também à sua segurança física. Isso porque andar no sentido contrário dos carros permite que você veja o movimento deles e perceba atitudes estranhas, tais como carros ou motos suspeitos aproximando-se de você. É importante, na rua e no trânsito, ver e ser visto.

  1. Mantenha carteiras e bolsas sempre à vista

Close-up Of A Thief’s Hand Stealing Purse From Backpack

Especialmente quando estiver em lugares movimentados ou com aglomerações, como os ônibus ou ruas movimentadas, procure manter sua bolsa e seus pertences em lugares onde você possa vê-los. Carteiras e celulares em bolsos traseiros ou bolsos de mochila são iscas fáceis para “batedores de carteira”.

  1. Observe o movimento antes de sair de onde estiver

Já oferecemos aqui algumas dicas de segurança para quando for sair de casa, ou mesmo para quando estiver chegando. Mas é importante, também, estar atento quando sai de outros lugares, como shoppings, lojas ou casas de amigos. Observe o movimento da rua e, se vir algo suspeito, espere um pouco e não saia.

A mesma recomendação vale para quando estiver chegando em algum lugar, especialmente se for a casa ou o apartamento de algum amigo, pois você provavelmente precisará esperar que abram a porta ou o portão. Observe o movimento ao seu redor antes de tocar a campainha ou o interfone.

  1. Utilize o aplicativo Bairro Seguro para informar movimentações suspeitas

Uma das funções do aplicativo Bairro Seguro são os chamados de CHEGADA SEGURA e SAÍDA SEGURA, que podem ser utilizados quando você está chegando em casa, ou quando vai sair. É mais uma precaução para garantir mais segurança no seu dia a dia.

Gostou dessas dicas de segurança? Alguma delas já faz parte da sua rotina? Confira nosso blog para ver mais dicas de segurança. E se quiser mais informações sobre o aplicativo Bairro Seguro, entre em contato. Será um prazer atendê-lo!