Os brasileiros não estranharam um estudo que indicou o país como um dos mais inseguros do mundo. E, como a população feminina é muito visada pelos criminosos, dicas de segurança para mulheres são, infelizmente, necessárias.

Por isso, separamos 9 ações que você pode adotar para prevenir-se de problemas como roubos, assédio sexual ou sequestro. Confira a seguir.

Em casa

1. Adote medidas de proteção

Um sistema de segurança (alarme, câmeras etc.) é bom para espantar possíveis ladrões. Mesmo assim é válido complementar a segurança com outras atitudes:

  • trancar portas e janelas ao ausentar-se de casa;
  • não atender a porta caso não esteja à espera de visitas, entregas ou serviços previamente agendados;
  • manter um telefone sempre com você para chamar a polícia caso um desconhecido entre ou tente entrar na casa.

2. Não divulgue sua rotina doméstica

Para as donas de casa ou mulheres que trabalham em casa, é importante não conversar sobre a rotina doméstica perto de desconhecidos, pois nunca se sabe se alguém mal-intencionado estará escutando. 

Não diga em quais horários fica sozinha, tampouco em que momentos a residência fica vazia. Sempre que estiver só em casa, deixe portas trancadas, bem como as janelas dos cômodos que não estiver usando. 

Na rua

3. Ande atenta e acompanhada

A atenção é o fator primordial para sua proteção ao andar na rua. Com isso, não se distraia com música ou ligações. 

Se for sair muito cedo ou muito tarde, tente ir acompanhada. O mesmo vale para quando for sacar dinheiro: não vá sozinha, especialmente à noite.

Fique com as chaves em mãos antes de chegar a casa, assim você não vacila no portão procurando por elas.

4. Cuide da bolsa

Não fique mexendo na bolsa, nem deixe objetos de valor à mostra. Quando for às compras, deixe o dinheiro ou cartão com fácil acesso, assim não será necessário abrir a carteira na frente de outras pessoas.

Prefira usar bolsa transpassada ou a tiracolo, com a abertura próxima a seu corpo, evitando que alguém passe correndo e consiga tirá-la de você ou que pegue algo dentro dela.

Ônibus e metrô

5. Não se isole

Os furtos e assédios são os crimes mais comuns no transporte público. Para evitá-los, analise o cenário ao seu redor e adote as seguintes posturas:

  • sente-se em bancos próximos ao cobrador ou motorista;
  • evite dormir ou fechar os olhos durante a viagem;
  • carregue bolsas e mochilas na frente do corpo, com os bolsos colados em você.

6. Denuncie situações erradas

Troque de assento, ou de vagão, se perceber que alguém está tentando tocar em você ou em seus pertences.

Caso presencie um ato mal-intencionado, comunique algum funcionário do ônibus ou use o disque-denúncia do metrô (geralmente, há um número para telefonar ou enviar SMS).

No carro

7. Entre e saia do veículo com atenção

Tentativas de assalto ou sequestro são comuns quando usamos o carro. Para não ser vítima disso, é necessário observar se não há pessoas suspeitas próximas, ou até dentro de outro veículo.

Se houver uma van estacionada ao lado da sua porta de motorista, use a outra porta para entrar e tranque o carro imediatamente.

Muitos sequestros contra mulheres são praticados por pessoas que saem de vans, entram pela porta do motorista e empurram a vítima para o banco do passageiro, assumindo o controle do veículo.

8. Evite distrações 

Ao entrar no carro com compras, não mexa nas sacolas enquanto a porta permanece aberta ou destrancada. O tempo que você se distrai com isso pode ser o momento para o bandido agir.

9. Dirija com precaução

Dirigindo, tente usar a faixa do meio, que é de acesso mais difícil aos ladrões. Não deixe as janelas completamente abertas, não compre o que vendem nos sinais, e vá diminuindo a velocidade ao ver o semáforo vermelho (com isso, você não ficará muito tempo parada esperando o sinal abrir).

Evite fazer caminhos desconhecidos ou passar por ruas desertas, especialmente se estiver sozinha e durante a noite. Isso vale para trajetos a pé também.

Com essas dicas de segurança para mulheres você pode prever e escapar de situações de perigo. Para ajudar também suas amigas e conhecidas, compartilhe essas informações nas redes sociais!