A associação de moradores de bairro é formada pelas pessoas que moram em uma mesma região com a finalidade de cobrar os órgãos públicos sobre as necessidades de infraestrutura da vizinhança e se unir na busca por segurança. Para ajudar na busca desses objetivos, o presidente de associação é o responsável por algumas funções.

Por meio da sua atuação ele busca implementar as melhorias almejadas pelos moradores, com o seu papel e funções especificadas no Estatuto da Associação.

Se você quer saber mais sobre qual é o papel do presidente da associação de bairro, acompanhe este post!

Planejar ações de melhoria para o bairro

Por meio das assembleias, o presidente, junto com os moradores, voluntariamente, deve identificar pontos que merecem melhorias e precisam ser trabalhados no bairro.

Com essas informações, é sua função planejar ações de melhoria e apresentá-las para os moradores, em busca de aprovação.

É fundamental que os moradores estejam engajados em buscar melhorias, participando das reuniões e eventos realizados. Nesse sentido, também é papel do presidente incentivar a participação de todos.

Indicar obras prioritárias para a região

De acordo com a Constituição Federal do país, o município deve procurar a cooperação das associações representativas no planejamento municipal. Ou seja, as associações de bairro também têm um papel relevante na gestão das cidades, indicando obras prioritárias para aplicação das verbas públicas.

A escolha das prioridades deve ser feita em assembleia, com participação dos moradores e da diretoria, seguindo as normas estabelecidas no estatuto da associação. Após serem identificadas as obras que merecem mais atenção, caberá ao presidente, como representante do bairro, indicá-las para a prefeitura.

Cobrar posicionamentos de órgãos públicos

Sempre que forem indicadas obras para a região, o presidente de associação poderá cobrar o posicionamento dos órgãos públicos sobre o desenvolvimento do projeto ou implantação das melhorias.

Além disso, em caso de problemas no bairro, também caberá ao presidente procurar esses órgãos para cobrar as melhorias e um retorno sobre as solicitações.

Algumas situações que podem exigir que o presidente busque o poder público ou órgãos responsáveis são:

  • condições de transporte público;
  • recolhimento de lixo;
  • serviços disponibilizados pelos postos de saúde;
  • iluminação das vias e praças;
  • segurança do bairro.

Dessa forma, diante da identificação de questões que precisem ser solucionadas pelos órgãos públicos, é função do presidente procurá-los e requerer as melhorias necessárias, cobrando o atendimento dessas solicitações.

Administrar recursos financeiros

Os moradores podem optar pela contratação de serviços para o bairro, principalmente relacionados à segurança. Para isso, é preciso estabelecer formas levantar os valores necessários, normalmente por meio de pagamentos recorrentes, como uma taxa de condomínio.

O presidente, junto com a diretoria, deverá administrar esses recursos corretamente, para que possa contratar os serviços escolhidos pelos moradores e arcar com os pagamentos nas datas previstas.

Quando se fala em finanças da associação, é importante lembrar que esse é um cargo voluntário, ou seja, o presidente não é um funcionário do bairro e não recebe remuneração.

Além disso, apesar de ter funções determinadas, vale lembrar que o presidente de associação precisa da participação dos moradores para que consiga tomar as medidas necessárias e buscar as melhorias propostas. 

Então, este post esclareceu o papel do presidente da associação de bairro? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe o seu comentário!