Vivemos, nos dias de hoje, em meio a muitas tecnologias e seguimos conectados todo o tempo. Então por que não usar essas tecnologias também para aumentar a segurança e a tranquilidade em nosso dia a dia?

É com esse intuito que são disponibilizados os aplicativos de segurança. Mas como eles funcionam? De que forma eles ampliam a segurança de um bairro? Eles são indicados para o seu bairro? Descubra a seguir!

O que são os aplicativos de segurança?

São mecanismos desenvolvidos por empresas para promover mais segurança em diferentes bairros e regiões das cidades. Eles têm como principal objetivo fomentar a segurança comunitária por meio da conexão estabelecida entre vizinhos e destes com as empresas de segurança.

Funcionam atrelados a empresas de segurança da região e promovem patrulhamento, monitoramento e acompanhamento para chegadas e saídas seguras. Geralmente contam também com um botão de pânico, para ser acionado em situações de perigo, tais como invasões, assaltos ou sequestros.

O aplicativo Bairro Seguro, por exemplo, tem todas essas funções e já está presente em diferentes cidades do país.

Os aplicativos de segurança trazem para as regiões algo que a Polícia tem dificuldades de realizar em todos os cantos da cidade: a segurança preventiva. Muitas vezes, as Polícias das cidades são bastante sobrecarregadas e não conseguem suprir a necessidade de patrulhamento e prevenção em todas as regiões da cidade. Assim, esses aplicativos, junto com as empresas e, muitas vezes, as associações de moradores, são uma alternativa bastante interessante para aumentar a segurança dos bairros.

Por que os aplicativos de segurança ajudam a deixar os bairros mais seguros?

Em diversas regiões, especialmente nas grandes cidades, a Polícia, principal responsável pela tranquilidade dos cidadãos, já não consegue suprir a necessidade de medidas preventivas. Nesse contexto é que surgem os aplicativos de segurança, que buscam atuar na segurança preventiva e evitar que crimes aconteçam nas regiões atendidas.  

Além disso, quanto mais moradores cadastrados em uma região, mais patrulha receberá e mais segurança será promovida. Isso porque a proposta dos aplicativos de segurança é integrar os moradores da região, aumentando ainda mais a segurança à medida que os moradores se conhecem.

Assim, estas ferramentas ajudam na segurança dos bairros porque trabalham na prevenção de crimes, evitando que eles aconteçam e colocando em alerta todos os moradores da região.

Os aplicativos de segurança são indicados para qualquer bairro?

Sim, mas é que necessário, apenas, que um grupo de vizinhos se organize e contrate o aplicativo. Porém, quanto mais moradores cadastrados, mais atenção e mais segurança recebe o bairro.

É claro que, se já houver, por exemplo, uma associação de moradores do bairro, fica muito mais fácil implementar quaisquer medidas de segurança. Isso porque, nesse caso, a associação de moradores funciona como intermediária é estabelece o contato entre moradores e empresas de segurança.

Além disso, por meio de uma associação de moradores, é possível também implementar outras medidas de segurança, tais como instalação de câmeras de vigilância nas ruas, e ainda promover campanhas e momentos de integração entre os moradores do bairro. As associações de moradores e as redes de vizinhos são ótimas opções para ampliar a segurança de bairros, especialmente em cidades grandes.

De qualquer forma, ainda que não haja associação de moradores, você pode reunir seus vizinhos e contratar um aplicativo de segurança. Será uma forma bastante eficaz de aumentar a tranquilidade e estabelecer vínculos com outros moradores da sua região.

Gostou desse conteúdo? Quer contratar um aplicativo de segurança? Acesse nosso site e saiba como. E se quiser mais conteúdos como esse acompanhe nosso blog.