Bairro residencial situado na zona norte de Porto Alegre, o Boa Vista conta com apartamentos novos e espaçosos, ideais para as pessoas que buscam conforto e segurança. Com infraestrutura completa, oferece diversas opções para quem é mais exigente, com diversidade de comércio e alternativas para o lazer. E você, conhece o bairro Boa Vista?

Neste post, abordaremos um pouco mais sobre ele, apresentando sua história, suas opções de lazer e gastronomia, além de explicar como é sua infraestrutura. Continue a leitura!

A história

Considerado um bairro residencial, o Boa Vista se consagrou com essa classificação a partir da década de 1960. Nesse período, os loteamentos planejados foram implantados naquela região, e a extensão privilegiada dos terrenos permitia construção de amplas casas.

A especulação imobiliária ocorrida nesse período proporcionou que alguns domicílios dessem espaço para condomínios verticais. Além disso, alguns se transformaram em estabelecimentos comerciais.

No bairro, situava-se um casarão, mais conhecido como Solar das Hortências, residência oficial de verão do governador do Rio Grande do Sul. Com arquitetura neocolonial em pedra, foi doado por uma tradicional família ao governo do estado no ano de 1981, inteiramente desaparelhado e reconstruído em Canela, cidade da Serra Gaúcha.

Foi erguido cuidadosamente como uma espécie de quebra-cabeças, tendo sua obra finalizada no ano de 1983. Hoje, o espaço é ocupado pelo Condomínio Conjunto Residencial Portal Carlos Gomes, que preservou os muros e os gradis do antigo casarão.

No bairro Boa Vista, encontra-se uma tradicional escola do ensino privado de Porto Alegre, a Província de São Pedro, sediada há mais de 20 anos na rua Marechal Andrea. Ela é conhecida, também, pela sua extensa área verde, com mais de 50 hectares. Um outro ponto destaque no bairro é a Sociedade Libanesa, fundada no dia 1º de setembro de 1936.

O lazer

O bairro Boa Vista dispõe de boas opções de lazer que listaremos a seguir.

Porto Alegre Country Club

Considerado um clube de campo, o Porto Alegre Country Club é destinado ao golfe e possui uma área que compreende mais de 50 hectares de mata nativa. Foi fundado em 30 de maio do ano de 1930, por um grupo de apaixonados pelo esporte do golfe. Entre eles, o texano J. E. Millender foi um dos principais idealizadores, e, enquanto esteve residindo na capital gaúcha, dedicou uma especial atenção ao projeto.

No período anterior à criação do clube, este grupo se reunia frequentemente para jogos de golfe em uma cancha improvisada, situada, naquela época, no campo que pertencia à Brigada Militar.

No mês de dezembro de 1931, o Clube adquiriu, então, um terreno de 42 hectares na região que hoje compreende os bairros de Passo d’Areia, Chácara das Pedras e o próprio Boa Vista, região até então pouco movimentada.

Depois de quatro meses, foram adquiridos e anexados mais treze hectares de terras que se localizavam na vizinhança. A ampliação da área que hoje é o clube ficou completa no ano de 1947, chamada, até então, de “Clube dos Ingleses”. Isso devido à presença de ingleses e norte-americanos entre os seus principais sócios.

Além da fama adquirida pelo golfe, o Porto Alegre Country Club também ficou conhecido por promover os tradicionais eventos da sociedade gaúcha em seus salões, como o Baile de Aniversário, o Jantar do Campeonato Sul-brasileiro e também os bailes de Debutantes. A sede, construída no ano de 1938, está localizada no topo de uma colina, sendo uma linda visão para os visitantes do clube.

British Club

Fundado em 11 de junho do ano de 1923, por britânicos que vieram ao Brasil trabalhar em empreendimentos estrangeiros, com filiais sediadas no Rio Grande do Sul. Hoje, o clube é referência na cidade de Porto Alegre e no estado do RS, contando com um limitado número de sócios, cujas categorias se enquadram em categoria-família e categoria-individual.

Os sócios dispõem de bares, restaurantes, salão de festas, sala de TV, mesa de snooker, além de 4 quadras de tênis, sendo uma delas, inclusive, coberta. Conta, também, com diversas opções para as crianças, como quadra de futebol com grama sintética e playground, sem deixar de lado a diversão dos papais: churrasqueiras e academia de ginástica.

Praça Japão

Em seus primeiros anos, a Praça Japão tinha uma configuração bem diferente da que apresenta hoje. Com poucas árvores, a maioria palmeiras e cerejeiras, que já não existem mais.

Nos dias atuais, a arborização é abundante, com diversas espécies de plátanos, jacarandás, figueiras, pinheiros, entre outras. Ao contrário do que possam imaginar, a praça Japão não contém elementos tipicamente nipônicos.

Devido ao desenvolvimento da região, os entornos da praça não são exclusivamente residenciais, com algumas casas sendo transformadas em restaurantes, escritórios, creches, entre outros estabelecimentos práticos para o dia a dia dos moradores.

A segurança

O bairro Boa Vista é um dos bairros da cidade onde funciona o policiamento com bicicletas, com o objetivo de reforçar segurança em determinados locais, como as escolas e parques. A guarda é realizada por policiais do 11º Batalhão de Polícia Militar, que utiliza farda amarela para se diferenciarem dos outros policiais, a fim de se aproximarem de maneira mais eficiente da população local.

Por ser um bairro de alto padrão, apostar na tecnologia como forma de segurança pode ser essencial para os moradores. Hoje, existem plataformas de segurança comunitária como forma de prevenção para bairros e condomínios, oferecendo ao morador opções como controle de chegada e saída, botão de pânico, medidas de ronda, tudo feito diretamente do aplicativo.

Percebeu a quantidade de atrações do bairro Boa Vista? Como você pôde ler em nosso artigo, é possível morar em um bairro de alto padrão como este, apostando na diversidade de locais que ele tem, com segurança e comodidade.

Não vai deixar de aproveitar todas essas opções por medo de sair de casa, não é verdade?

E aí, gostou do conteúdo? Agora que você já sabe tudo sobre o bairro Boa Vista e sobre como ele surgiu na nossa capital gaúcha, entre em contato conosco. O Bairro Seguro tem o compromisso de garantir a sua segurança por meio da tecnologia, apostando na comodidade e no bem-estar.