Botão de pânico: para que serve e como ele pode te proteger

Com os altos índices de violência nas cidades, estamos sempre em busca de maneiras de nos proteger, não é mesmo? É por isso que instalamos alarmes em casa, procuramos bairros mais seguros para morar e contamos com o auxílio de empresas especializadas para nos ajudar.

E uma das ferramentas disponibilizadas por empresas de segurança é o botão de pânico. Mas você sabe para que serve e como ele pode te proteger? Então confira a seguir!

O que é o botão de pânico?

O botão de pânico é um dispositivo ou uma função do aplicativo de segurança que alerta a central de monitoramento de que você ou sua família está em risco. Ele serve para avisar a empresa de segurança de que uma situação emergencial está ocorrendo, demandando a atenção prioritária para lidar com o seu caso.

Também pode ser usado para proteger pessoas em algum tipo de vulnerabilidade, como idosos ou pessoas com algum problema de saúde, que podem contar com o botão de pânico para emergências médicas, por exemplo. 

Como ele funciona?

Quando você aciona o botão de pânico, uma mensagem ou sinal é enviado para a central de monitoramento da empresa de segurança contratada, notificando os operadores de que há uma ameaça à segurança do cliente ou uma situação de perigo acontecendo.

Quando é acionado, o botão de pânico não emite som algum no local de acionamento. Isso significa que, se você estiver em uma situação de tentativa de arrombamento, por exemplo, o acionamento do botão de pânico não será percebido pelo invasor, preservando a sua integridade.

Confira aqui como agir em atitudes suspeitas no seu bairro!

Uma característica importante do botão de pânico é que ele não depende de o alarme estar ativado nem utiliza a linha convencional do cliente. Dessa forma, ainda que o alarme esteja desligado ou a energia e a linha de telefone tenham sido cortadas, o botão de pânico ainda funcionará.

botão de pânico

Quais os tipos de botão de pânico

Existem diferentes tipos de botão de pânico, considerando tanto a destinação quanto o meio de utilização.

Quanto à destinação, o botão de pânico pode ser utilizado para aumentar a segurança de casas, empresas, indústrias e pessoas, funcionando como um dos dispositivos ou funções disponibilizados por empresas de segurança eletrônica. Ainda relacionado à segurança, ele pode ser instalado em carros e associado a um rastreador veicular, ajudando a proteger o motorista de assaltos e sequestros.

Outro tipo relacionado à destinação do botão de pânico é o que está associado a pessoas idosas ou com algum problema de saúde, que estejam sujeitas a algum mal súbito, por exemplo. Nesses casos, o botão de pânico está associado a uma emergência médica e geralmente estabelece contato não com a empresa de segurança, mas com uma equipe médica.

Considerando o meio de utilização, existem dois tipos de botão de pânico: o fixo e o móvel. O fixo é instalado em áreas de maior risco, como próximo a cofres de empresas, portaria ou recepção, banheiros ou mesmo na mesa de trabalho. Ele costuma ser pequeno e parecer uma campainha, mas também não emite som.

Já o botão de pânico móvel pode tanto ser uma função do aplicativo de segurança, como no aplicativo Bairro Seguro, quanto ser um controle, parecido com um chaveiro de alarme de carro, podendo ser carregado por você para onde for. É comum, também, que o botão de pânico esteja disponível no mesmo controle que aciona o alarme monitorado.

Como a empresa procede ao receber um alerta de botão de pânico?

A ação da empresa de segurança ao receber um alerta de botão de pânico pode variar, de acordo com o que é previsto em contrato. O mais comum, no entanto, é que, ao receber o alerta, a empresa de segurança tente fazer contato com o cliente, para verificar se não é um alarme falso. Para isso, geralmente faz uma ligação e, se o cliente atender, solicita uma senha previamente registrada. Caso a senha esteja correta, a ação é cancelada. Se estiver errada, a empresa aciona a polícia e pode enviar um tático para verificar o problema. 

Como o botão de pânico pode te proteger?

Já que o botão de pânico não emite som ao ser acionado, ele é uma ferramenta bastante interessante para te proteger em momentos de ameaça ou perigo, como ao entrar em casa ou sair dela. Além disso, ele faz o seu chamado se tornar prioridade entre os eventos que aparecem no painel da central de monitoramento, diminuindo consideravelmente o tempo de resposta da empresa de segurança ao seu chamado.

Já sabia dessas características do botão de pânico? Então acompanhe nosso blog para mais informações sobre segurança! E para conhecer melhor o aplicativo Bairro Seguro, acesse nosso site.