Boa vizinhança: 5 dicas de como agir em atitudes suspeitas no seu bairro

A segurança comunitária é uma das melhores formas de tornar seu bairro mais seguro para você e para sua família. E um dos elementos importantes para que a segurança comunitária aconteça é a observação e o preparo dos os moradores. Por isso, listamos aqui 5 dicas de como agir em atitudes suspeitas no seu bairro. Confira!

  1. Aprender a reconhecer como agir atitudes suspeitas no seu bairro

É preciso estar sempre atento, no dia a dia, ao que acontece nas ruas de seu bairro, seja você morador, síndico ou porteiro de um condomínio ou até mesmo alguém que trabalha no bairro. Por isso, a primeira dica de como agir em atitudes suspeitas no seu bairro é conseguir reconhecer algumas das ações suspeitas que mais acontecem em bairros, ruas e condomínios, tais como:

  • motoristas ou motoqueiros reduzindo a velocidade ao aproximar-se de pessoas andando na rua;
  • pessoas que circulem em volta de um veículo estacionado ou pareçam esperar a chegada do dono do veículo;
  • pessoas que se aproximem de moradores ao entrarem ou saírem de suas casas;
  • pessoas que aparentem ser de companhias de telefone, energia ou água, esperando a chegada de moradores;
  • caminhões de mudança ou de carga em horários não convencionais ou com movimentos fora do comum.

É preciso estar atento a esses movimentos, para reconhecer atitudes que fogem da normalidade do bairro e podem ser consideradas suspeitas.

  1. Permanecer em lugar seguro

Um dos princípios do atendimento a situações suspeitas ou de emergência, por exemplo, é a proteção de si mesmo para que, estando a salvo, você possa ajudar outras pessoas. Por isso, para saber como agir em atitudes suspeitas, é preciso, antes de mais nada, colocar-se em segurança.

Assim, ao reconhecer uma atividade suspeita ou perigosa, certifique-se de estar seguro e mantenha-se afastado, observando o ocorrido e tomando as medidas necessárias, sem colocar-se também em risco.

  1. Memorizar características de suspeitos

Uma das dicas de como agir em atitudes suspeitas demanda boa memória e capacidade de observação. Isso porque a indicação é de reconhecer características das pessoas envolvidas na atitude suspeita, para que seja possível fornecer informações mais detalhadas à polícia ou à empresa de segurança, quando acionadas.

Por isso, memorize características físicas dos suspeitos, como altura, roupas usadas, objetos que carregam. Atente também para placas e modelos de veículos utilizados por essas pessoas, assim como o caminho seguido por elas e os pontos de referência em volta do local onde a atitude suspeita ocorre.

  1. Utilizar seu aplicativo de segurança

Contar com um aplicativo de segurança, como o Bairro Seguro, certamente é uma importante dica de como agir em atitudes suspeitas. Isso porque esses aplicativos contam com serviços como o acompanhamento presencial e o botão de pânico.

Ao solicitar o acompanhamento presencial, um agente de segurança vai até o local indicado por você e acompanha sua saída ou chegada em casa, por exemplo. Ou então, ao clicar no botão de pânico, o aplicativo coleta sua posição geográfica e envia um agente de segurança automaticamente, com prioridade de urgência.

Essas instruções não poderiam ficar de fora das dicas de como agir em atitudes suspeitas, pois são fundamentais para ajudar você a se proteger em situações de perigo e utilizar muito bem o serviço de segurança privada contratado pelos moradores do seu bairro.

como agir em atitudes suspeitas

  1. Chamar a polícia

Uma das dicas de como agir em atitudes suspeitas é, certamente, chamar a polícia, utilizando o número 190. No entanto, essa é a última dica porque o mais indicado é acionar a polícia apenas nos casos em que a atitude suspeita se converte, de fato, em situação de perigo.

Se isso acontecer, acione a polícia militar imediatamente, informando todos os detalhes observados por você, para que os policiais possam agir da melhor maneira para garantir a segurança de todos.

E aí, gostou dessas dicas? Então acompanhe nosso blog para mais informações úteis e dicas imperdíveis. E se quiser entender melhor como funciona o aplicativo Bairro Seguro, acesse nosso site.