05 dicas de como escolher um bairro tranquilo para morar

Na hora da mudança, alguns fatores pesam na escolha do imóvel e talvez o mais importante deles seja o bairro (todos sonham com um bairro tranquilo). Afinal, é imprescindível que o local ofereça uma estrutura que facilite a sua rotina, com supermercados, farmácias e facilidades de locomoção, seja através de transporte público ou com a possibilidade de acessar as principais vias da cidade de carro.

Entretanto, nada disso vai ser suficiente se o bairro não oferecer segurança e tranquilidade para os moradores. Isso impacta diretamente na qualidade de vida que ele te proporciona e, claro, no modo de vida que é possível levar ali. Por isso, nós separamos algumas dicas para que você encontre bairros mais seguros para morar.

  1. Conheça a rotina e aspectos da região

Isso significa entender quais os horários de movimento, se existem muitos comércios ou se é mais residencial. Esses aspectos definem alguns movimentos específicos que ajudam os moradores a se manterem mais tranquilos. Isso também precisa ser analisado com a sua rotina e horários.

Você tem que deixar as crianças na escola? Trabalha longe ou precisa ter tudo perto? Se você tem o tempo corrido, por exemplo, morar em um bairro estritamente residencial pode não ser a melhor escolha. Já para quem tem crianças, é ideal pensar em espaços públicos próximos que garantam horas ao ar livre.

  1. Para um bairro tranquilo, segurança é fundamental

Ao olhar para o funcionamento da região, você já está analisando a segurança.   Mas também é possível ir além, checando o índice de criminalidade junto aos órgãos competentes e conversando com porteiros e moradores da região. Eles vão dizer se existem muitos assaltos, rondas da polícia ou serviços de segurança particular.

  1. Visite o bairro em horários diferentes

Essa dica vai garantir que você confirme na prática o que ouviu dos moradores da região. Vai poder analisar se à tarde, por exemplo, seus filhos podem brincar na pracinha ou se o bairro não é tão seguro assim. Também é possível ver se em horários de pico o trânsito é impossível e talvez atrapalhe seus horários.

Veja também como lidar com a segurança das crianças. 

bairro tranquilo

  1. Conheça a vizinhança

Como cada um tem uma ideia de vizinhança ideal e você precisa olhar para suas preferências antes de encontrar lugares bons para morar. Tem gente que considera um bairro tranquilo aquele que tem movimento sempre, com muitos comércios, gente em todo canto. Tem outros que gostam de vida noturna agitada, mas é sempre bom levar em conta que, em algum momento, você vai precisar de tranquilidade para descansar ou se dedicar a alguma tarefa que exija concentração.

Você também pode ver se o bairro é integrado e os moradores estão pensando no bem comum. Em bairros mais seguros, é comum as pessoas se apropriarem do espaço e compartilharem experiência. Um exemplo disso são as hortas comunitárias, onde todos ajudam com mudas, na manutenção e participam da colheita quando quiserem.

  1. Faça da tecnologia a sua aliada para um bairro tranquilo

Bom, já deu para entender que segurança é fundamental e cada um é responsável por tornar o lugar onde vive cada vez melhor. Para ajudar, vale a pena investir em sistemas de segurança robustos, como câmeras e portarias inteligentes, para proteger sua família e seu patrimônio. Mas dá para ir além. O aplicativo Bairro Seguro, por exemplo, é uma solução prática que traz soluções para todo o bairro. Suas funcionalidades ficam a um toque de distância, no seu celular, e podem ser acionados a qualquer momento.

O legal é pensar que além de se proteger, o aplicativo pode trazer melhorias para toda a região, com rondas e unidades de segurança. Além disso, cada usuário do Bairro Seguro pode ter 3 dependentes, que compartilham o serviço.  

Conheça todos os benefícios do Bairro Seguro!