Mais do que escolher um bairro tranquilo para morar, é importante garantir a manutenção da segurança do bairro onde se mora. Por isso, neste post, vamos mostrar algumas dicas sobre como fazer um planejamento para mais segurança no bairro. Confira!

Tenha uma associação de moradores no seu bairro

O primeiro passo no planejamento para mais segurança no bairro costuma estar relacionado à existência de uma associação de moradores. Ainda que não seja o único meio de ter mais segurança no bairro, contar com um grupo responsável por tomar decisões em nome dos moradores (com o apoio deles, é claro!), reunindo informações, orçamentos e propostas para melhorias, certamente é a forma mais simples e eficaz de fazer um planejamento para mais segurança no bairro.

Por isso, se seu bairro ainda não tem uma associação de moradores, confira aqui como montar uma!

Realize o diagnóstico da segurança atual

Ponto essencial em qualquer planejamento, o diagnóstico também se faz importante quando o assunto é mais segurança no bairro. Isso pode ser feito por meio de pesquisas com os próprios moradores, para perceber quais os medos e problemas enfrentados por eles. Outra forma de fazer esse diagnóstico é conferir dados da secretaria de segurança do seu município, considerando índices de criminalidade, por exemplo.

O importante, na hora de realizar o diagnóstico, é compreender quais são as falhas e as vulnerabilidades do bairro, a fim de que se possa realizar ações para minimizar ou até extinguir essas falhas, proporcionando, como consequência, mais segurança no bairro.

Promova ações que reforcem a noção de pertencimento ao bairro

Algo bastante importante quando o assunto é ter mais segurança no bairro é a noção de pertencimento. É preciso que moradores e comerciantes do bairro sintam que pertencem aos espaços que vão além das suas casas ou empresas. Isso porque temos a tendência de cuidar melhor daquilo que consideramos nosso.

Assim, é interessante que a associação de moradores do bairro promova ações de integração entre moradores e de valorização dos espaços compartilhados do bairro, como ruas, praças e parques. Dessa forma, todos estarão, todo o tempo, zelando pelos espaços e possibilitando que se tenha mais segurança no bairro.

planejamento para mais segurança no bairro

Contrate vigilância monitorada para o bairro

Hoje em dia, contar com uma empresa de segurança eletrônica para garantir a proteção de casas e empresas é mais comum do que se imagina. São diversas as opções de serviços disponíveis para bairros, possibilitando a contratação daqueles que de fato ofereçam mais segurança no bairro.

Uma das opções disponíveis é o aplicativo Bairro Seguro, uma plataforma de segurança que integra moradores do bairro e oferece serviços como chegadas e saídas seguras, botão de pânico, acesso às imagens de câmeras de vigilância, entre outros. É mais segurança no bairro e mais tranquilidade para todos os moradores!

Estabeleça um cronograma de manutenção de espaços compartilhados no bairro

Assim como se faz importante reforçar a noção de pertencimento ao bairro, manter os espaços compartilhados em boas condições também é essencial para ter mais segurança no bairro. Isso porque um bairro bem cuidado atrai movimento de pessoas bem-intencionadas, além de ajudarem a aumentar a própria noção de segurança e promover maior integração entre vizinhos.

É claro que a manutenção de ruas e praças é dever do poder público, mas existem ações que podem ser promovidas pela associação de moradores, com a ajuda e aprovação de todos que vivem ou trabalham no bairro.

Forneça manuais e instruções sobre como agir em situações suspeitas no bairro

Por fim, no limite entre planejamento e ação, forneça aos moradores instruções sobre como agir em caso de situações suspeitas no bairro. Essa é uma ação também bastante interessante para ter mais segurança no bairro, pois possibilita que as pessoas estejam preparadas para agir corretamente em caso de perigo – chamando as autoridades responsáveis e a empresa de segurança que cuida do bairro, por exemplo.

É importante, também, instruir os moradores e comerciantes a não reagirem a assaltos ou abordagens de bandidos, pois isso aumenta as chances de finais trágicos. O ideal é orientar os moradores a utilizarem o botão de pânico e, sempre que isso não signifique se colocar em risco, alertar os vizinhos sobre a presença de pessoas mal-intencionadas no bairro. Moradores alertas também ajudam a promover mais segurança no bairro.

Gostou dessas dicas? Então acompanhe nosso blog para mais informações! E para conhecer melhor nossos serviços, acesse nosso site!