Se você está buscando maneiras de deixar sua casa mais segura, precisa conhecer as diferentes opções de serviços oferecidos pelas empresas de segurança. São soluções completas para oferecer segurança, tranquilidade e bem-estar para você, sua família e todo o bairro onde você mora.

Neste post, explicamos como funciona o monitoramento a distância via internet, uma dessas opções disponíveis no mercado. Confira! 

O que é o monitoramento a distância?

O monitoramento a distância via internet é aquele em que a central que recebe e emite as imagens não ficam localizadas no espaço monitorado. Isso significa que as câmeras precisam estar conectadas à internet, para que as imagens registradas sejam enviadas à central de monitoramento e ao aplicativo de segurança.

Como é feito o acesso às imagens no monitoramento a distância via internet?

Como as câmeras ficam conectadas à internet, o acesso às imagens no monitoramento a distância é realizado a partir de qualquer computador, tablet ou smartphone conectado a uma rede de internet, por meio de uma senha de uso pessoal.

Assim, podemos dizer que o acesso às imagens é remoto, pois pode ser realizado de qualquer lugar, mantendo a segurança e trazendo mais praticidade. Além disso, o monitoramento a distância via internet fornece imagens em tempo real e também permite gravar essas imagens (em nuvem ou em equipamentos específicos para isso).

Como é feita a instalação dos equipamentos para o monitoramento a distância via internet?

O primeiro passo para ter o monitoramento a distância via internet em uma propriedade é verificar os pontos vulneráveis do espaço, para definir os lugares onde instalar as câmeras. O ideal, nesse momento, é contar com uma empresa de segurança eletrônica, que enviará um profissional especializado, capaz de determinar esses pontos com mais facilidade e exatidão.

Verificados os pontos vulneráveis, é o momento de instalar as câmeras. Para esse tipo de monitoramento, normalmente são utilizadas câmeras IP, que têm conexão com a internet. Uma vez instaladas as câmeras, é o momento de acessar o software que recebe e apresenta as imagens geradas por elas. Para isso, o software, que pode ser utilizado tanto no computador como em aplicativos de celulares ou tablets, reconhece o IP da câmera e disponibiliza sua imagem em tempo real.

Cada tipo de câmera pode apresentar um software recomendado, ou a empresa de segurança pode utilizar um software de monitoramento, como o Sistema Iris, que se integre às câmeras e a outros equipamentos de monitoramento eletrônico. Antes de contratar, verifique também as funcionalidades extras disponibilizadas pela empresa.

Monitoramento a distância via internet

Quais as vantagens do monitoramento a distância via internet?

Uma das vantagens do monitoramento a distância via internet, certamente, é a segurança de imagens e dados que ele oferece. A maioria das empresas que fornecem esse tipo de monitoramento armazenam as imagens diretamente na nuvem, conferindo mais segurança e maior controle de acesso, já que possibilitam, também, configurar as permissões de acesso às imagens, trazendo mais segurança para você e sua família.

Outra vantagem interessante do monitoramento a distância via internet é seu custo-benefício. Por não demandar uma grande estrutura física de armazenamento de imagens nem a presença constante de diversos profissionais para realizar o monitoramento, é possível reduzir custos tanto de instalação como de operação.

Não podemos esquecer, ainda, da portabilidade oferecida pelo sistema de monitoramento a distância via internet. Uma das principais vantagens desse sistema, a possibilidade de acessar as imagens a partir de diferentes dispositivos, mesmo estando longe do local monitorado, é um grande diferencial desse serviço, que vem conquistando cada vez mais espaço no mercado de segurança eletrônica.

Para saber mais sobre monitoramento e segurança, acompanhe nosso blog! E se quiser saber mais sobre o Bairro Seguro, acesse nosso site!