Como saber se um bairro é seguro ou perigoso?

Se você está pensando em se mudar, seja de cidade ou de bairro, e precisa decidir para onde ir, certamente já se deparou com uma questão importante: como saber se um bairro é seguro ou perigoso? 

Já trouxemos aqui algumas dicas para escolher um bairro tranquilo para morar, e algumas listas com os melhores bairros de São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba e Joinville. Neste post, portanto, vamos te ajudar a responder a essa importante e essencial questão: como saber se um bairro é seguro ou perigoso? Confira!

Visite o bairro em diferentes horários 

Ainda buscando como saber se um bairro é seguro, é interessante visitar a região em diferentes horários do dia – manhã, tarde e noite. Isso possibilita que você se familiarize com o fluxo de pessoas em diferentes horários, compreendendo se há movimentação à noite, por exemplo, ou se depois do horário comercial as ruas ficam desertas. 

Nessas visitas, aproveite para observar os estabelecimentos que abrem ou se mantém abertos à noite. Eles geralmente trazem mais movimento para o bairro e podem ser uma boa forma de manter algum movimento nas ruas.

Você sabe como tornar seu bairro mais seguro? Confira aqui!

Verifique se há policiamento ou segurança privada

Ao visitar o bairro considerando essas dicas sobre como saber se um bairro é seguro, observe também se há policiamento no local. Você pode observar se há viaturas estacionadas ou circulando na região ou se há um posto policial responsável pela segurança do bairro. A presença constante da polícia certamente é um ponto importante a ser observado.

Além disso, observe também se as casas e os comércios contam com segurança eletrônica. A realização de rondas de agentes de segurança ou mesmo a presença de câmeras de vigilância são fatores relevantes também na hora de ter como saber se um bairro é seguro. 

Avalie a infraestrutura e os comércios da região

Uma das maneiras de como saber se um bairro é seguro ou perigoso é avaliar sua infraestrutura. Para isso, observe se há iluminação nas ruas, pois ruas escuras são alvos fáceis para pessoas mal intencionadas. Observe também se há terrenos vazios, sem portão ou muro, pois eles podem servir de esconderijo para pessoas que tenham intenção de cometer assaltos ou invadir propriedades. 

Além disso, confira os comércios da região, avaliando os serviços oferecidos e descobrindo o horário de funcionamento. Ruas com comércios tendem a ser mais seguras, não apenas pelo movimento de pessoas que eles geram, mas também pela estrutura de segurança que eles geralmente têm, como câmeras de monitoramento ou vigilantes, por exemplo.

Observe também se há comércios funcionando 24 horas, ou pelo menos até mais tarde, pois isso pode significar maior trânsito de pessoas, mais movimento e, consequentemente, maior segurança para o bairro. A existência de praças e parques e o uso que se faz delas também podem ser bons indicativos – praças bem conservadas e frequentadas por famílias, por exemplo, costumam demonstrar que há segurança no bairro.

como saber se um bairro é seguro

Converse com os vizinhos

Descobrir a opinião de outros moradores é um excelente caminho de como saber se um bairro é seguro. Isso porque quem já mora no bairro há mais tempo está acostumado ao ritmo, às pessoas e ao funcionamento da região.

Por isso, converse com os moradores do bairro, perguntando especialmente sobre a segurança, e deixe que eles contem as suas impressões disso, Dessa forma, além de ter mais repertório para como saber se um bairro é seguro, você já começa a estabelecer uma boa relação com os vizinhos, o que também auxilia para aumentar a segurança do bairro.

Pesquise sobre o bairro na internet

Hoje em dia, é possível encontrar de tudo na internet, não é mesmo? Por isso, pensando em como saber se um bairro é seguro, não hesite em pesquisar na internet mais informações sobre a região. Procure informações sobre características do bairro e, mais do que isso, notícias sobre acontecimentos da região ou mesmo dados e estatísticas sobre a violência no bairro – esses dados costumam ser divulgados pela Secretaria de Segurança Pública.

Nesse caminho de como saber se um bairro é seguro, você também pode pesquisar pelo Índice de desenvolvimento humano (IDH), que aponta a qualidade de vida de determinada região – quanto mais alto o índice, menor a criminalidade, maior a qualidade de vida.

Também é possível encontrar grupos de moradores em redes sociais, o que possibilita estabelecer contato com boa parte dos moradores do bairro, mesmo sem precisar falar diretamente com eles. É uma boa maneira nesse caminho de como saber se um bairro é seguro. 

Gostou dessas dicas? Então acompanhe nosso blog para muito mais! E para conhecer melhor nossos serviços, acesse nosso site!