Na hora de escolher a casa ou apartamento ideal para morar, alguns pontos importantes são sempre os primeiros a serem avaliados. Além do valor, beleza e conforto, futuros moradores da nova casa ou apartamento certamente querem saber como são os vizinhos e a região, a fim de saber se estão prestes a se mudar para um bairro seguro.

Afinal, mesmo que o apartamento escolhido seja o lar dos sonhos, ninguém quer se mudar para casa nova e ficar preocupado com o bairro em que mora, se pode ou não voltar tarde para casa ou sair à noite com a família para dar uma volta.

Sabemos que a segurança de quem você ama faz parte de suas prioridades. Por isso, este artigo mostrará a você que simples atitudes podem promover segurança ao seu bairro. Confira!

Estimule a segurança comunitária e faça parte da rede de vizinhos protegidos

Se porventura a rua ou bairro onde está o seu apartamento já possui o projeto da rede de vizinhos, procure se orientar para também fazer parte e contribuir com a segurança do seu bairro. Mas, caso seu bairro ainda não faça parte desse projeto, você mesmo pode promovê-lo aos moradores, como medida de segurança.

Para que o projeto possa ser implantado é preciso que a maior parte dos moradores esteja disposta e concorde em participar, assim a Policia Militar orientará quais serão os requisitos a serem seguidos

Funciona da seguinte forma: assim que os vizinhos concordarem com o projeto, uma série de ações deve ser praticadas. A primeira delas é a criação de um grupo de alerta por meio do WhatsApp, com a participação de todos os vizinhos do projeto, juntamente a alguns policiais militares.

Dessa forma, os vizinhos podem se alertar quando virem algo estranho ou suspeitos, e os policiais podem dar dicas de prevenção diretamente para os moradores. Além da prevenção de crimes por causa dos alertas, o projeto pode prever reuniões periódicas para traçar novos planos de proteção para o bairro.  Esse tipo de projeto contribui para uma redução significativa da criminalidade, e consequentemente colaborará para um bairro seguro.

Use a tecnologia a favor da segurança

Os facilitadores da tecnologia estão aí para nos beneficiar, e fazer uso deles para a sua segurança e a de quem você ama é um ótimo investimento. Em bairros residenciais, há um certo medo de que a ocorrência de crimes seja alta, principalmente em ruas sem saída. O isolamento de casas e condomínios é um fator que que traz tranquilidade à família, porém pode provocar insegurança.

Para isso, a tecnologia será uma grande aliada para um bairro seguro. O sistema de segurança utilizando monitoramento por meio de câmeras contribui para inibição de possíveis crimes.

Câmeras instaladas não somente dentro dos condomínios, mas também nas entradas das residências permitem uma ampla visão da rua, o que facilita a identificação de alguma situação suspeita e, consequentemente, tende a coibir a ação de possíveis criminosos.

Um exemplo é o programa de videomonitoramento de Belo Horizonte, chamado “Olho Vivo”. Por meio desse projeto, a Polícia Militar coloca câmeras de vídeo em pontos estratégicos na cidade para inibir a ação de criminosos e aumentar a segurança da população. 

Troque informações e mantenha contato com os vizinhos

Troque telefones e mantenha contato com vizinhos mais próximos. Se você for viajar, avise esses vizinhos de confiança para que eles possam “ficar de olho” em sua residência enquanto você estiver fora.

Ao saber que você não estará em casa por algum tempo, será mais fácil identificar qualquer movimento suspeito e acionar a polícia rapidamente. Entretanto, não se esqueça de que a confiança deve ser restrita a vizinhos e pessoas que você conheça para que, ao sair de viagem, outras pessoas não saibam que não há ninguém casa.

Outra atitude que favorecerá a queda da criminalidade e tornará o bairro seguro são pequenos encontros com os vizinhos, mesmo que seja em suas próprias casas e apartamentos, para orientações de prevenção. É importante que as crianças, jovens e adolescentes participem desse encontro, no qual também poderão receber orientação de como devem agir ao presenciar algo suspeito ou perigoso.

Promova pequenos eventos e socialize em seu bairro

Parece inusitado, não é mesmo? Porém, quanto mais as pessoas se trancam em suas casas e apartamentos, mais tornam as ruas desertas e perigosas, propensas à criminalidade. Uma dica eficaz para combater essa prática é socializar em sua rua e bairro.

Faça parte de um grupo de corrida no bairro. Programe-se para caminhar ou correr juntos em vários horários. Para aqueles que possuem animais de estimação, sair e encontrar outros pela rua será uma forma agradável de socializar e manter as ruas mais movimentadas.

Há vários benefícios com essa prática. Além de contribuir para ter ruas em movimento constante e de inibir tentativas de crimes, surge uma boa oportunidade para conhecer melhor a vizinhança do seu bairro. Aproveite esse momento.

Faça parte da associação de moradores do seu bairro

Seja o representante da associação de moradores do seu bairro ou apenas associe-se a ela. A associação não tem só intuito de prevenção e segurança. Ela também cuida de problemas estruturais, educacionais, dentre outros que surjam no bairro onde está situada.

Como representante você levará as demandas pertinentes à associação e lá serão discutidas boas formas de resolução do problema. Mesmo que você não tenha disponibilidade para ser representante, o fato de associar-se te deixará a par das medidas protetivas e de segurança implementadas pelos moradores para manter o seu bairro seguro.

O aumento da criminalidade é uma preocupação para todos. Ao olhar para nossas famílias, sempre vêm à mente maneiras de melhorar sua qualidade de vida e protegê-los de qualquer perigo. Sendo assim, atitudes como essas tornarão o lugar onde você mora num bairro seguro não só para você, como também para todos os demais vizinhos.

Usando essa lógica, se todos aderissem às dicas e colaborassem para o aumento da segurança em seu bairro, por meio desses métodos de prevenção, haveria certamente uma diferença significativa para todos.

Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto e como pode aumentar a segurança no bairro onde mora, entre em contato conosco. Será um prazer ajudar!