Escolher um bairro para morar pode ser uma tarefa bastante complexa, seja qual for a cidade onde você for viver. Por isso, já mostramos aqui alguns dos melhores bairros de Porto Alegre e os bairros mais seguros de Curitiba, e demos também algumas dicas de como escolher um bairro tranquilo para morar.

Neste post, então, vamos apresentar a você alguns dos bairros mais seguros de BH. Mas lembre-se que, seja qual for a sua escolha, é sempre importante contar com uma rede de vizinhos para aumentar a segurança do bairro.

Bairros mais seguros de BH 

  1. Sion

O bairro Sion é um dos mais valorizados da região centro-sul de Belo Horizonte. Certamente, o fato de que esse é um dos bairros mais seguros de BH é um dos fatores que contribuem para que seu Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) seja de 0,973, o mais alto da cidade.

Esse bairro concentra empreendimentos comerciais, empresas e escritórios, mas também tem parques e praças que formam uma imensa área verde em meio à cidade. Entre essas atrações da natureza, o bairro abriga a Praça Nova York, o Parque Municipal Juscelino Kubitschek e o Parque Mata das Borboletas.

Além das áreas verdes, o bairro tem ainda diversas opções de bares e restaurantes e, por estar localizado em uma região mais elevada da cidade, proporciona belas vistas de Belo Horizonte.

  1. Santo Agostinho

Próximo do centro e do Lourdes, outro dos bairros mais seguros de BH, o Santo Agostinho tem variados comércios, além de diferentes bares e restaurantes. Apesar do agito desses estabelecimentos, o local tem também algumas ruas bem pouco movimentadas e espaços verdes e silenciosos – como o Parque Rosinha Cadar, que tem até uma área exclusiva para levar seu cãozinho.

Majoritariamente de classe média, o bairro tem um IDHM de 0,955 e abriga diversos casarões históricos, que dividem espaço com prédios novos e modernos. Entre essas construções, estão a Assembleia Legislativa, o Edifício JK, o Banco Central de Minas Gerais e o Colégio Santo Agostinho, um dos mais renomados de Belo Horizonte.

  1. Lourdes

Esse é um dos bairros mais seguros de BH, possivelmente por abrigar as famílias mais ricas da cidade. Concentra também lojas bastante sofisticadas, alocadas em casarões antigos, e até mesmo lojas de renomadas grifes mundiais, concentradas no Shopping Diamond Mall.

Os restaurantes e bares do bairro também são conhecidos por sua elevada qualidade. E é nesse bairro também que se encontra a sede administrativa do Clube Atlético Mineiro. Também a Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, que dá nome ao bairro e tem um estilo predominantemente neogótico, é atração dessa região.

Apesar dos diferentes comércios, bares e restaurantes, suas ruas largas e arborizadas são bastante residenciais. O IDHM do bairro Lourdes é de 0,955, também bastante alto – o que demonstra que é um lugar bastante seguro para se viver.

  1. Savassi

Próximo do centro e de bairros predominantemente de escritórios, o Savassi tem uma localização privilegiada e, além de ser um dos bairros mais seguros de BH, tem um IDHM de 0,954. Desenvolvida e movimentada, essa região é bastante limpa e arborizada e é também cenário de eventos culturais.

Bairro boêmio, o Savassi tem diferentes livrarias, bares, restaurantes, casas noturnas, museus, praças e lojas, além de atrações turísticas e culturais. Aos domingos, algumas de suas ruas ficam fechadas, para que as pessoas possam aproveitar as feirinhas, as praças e toda a movimentação da região.

  1. Buritis

Com seus moradores predominantemente de classe média alta, o bairro Buritis está localizado na região oeste da cidade, tem um IDHM de 0,943 e está entre os bairros mais seguros de BH. Suas ruas tranquilas e arborizadas têm diversos prédios de luxo, que também ajudam a aumentar a segurança da região.

Entre as atrações do bairro estão a Praça Lagoa Seca, bastante utilizada para prática de esportes, as calçadas portuguesas e as áreas de lazer e preservação, além dos diversos restaurantes, bares e comércios. O bairro tem também boas escolas e faculdades e conta com fácil acesso ao transporte público.

Seja qual for o bairro em que você mora, sempre é possível ter a tecnologia como aliada na hora de se proteger. Por isso, conheça o aplicativo Bairro Seguro e leve mais essa segurança para sua região!