Seja para morar ou para visitar durante as férias, é sempre interessante conhecer cidades do Brasil que sejam agradáveis, seguras e boas de se viver. Por isso listamos, neste post, 10 cidades brasileiras que parecem a Europa.

  1. Blumenau, em Santa Catarina

Conhecida no país inteiro por causa da Oktoberfest – a maior fora da Alemanha –, Blumenau é também a capital na cerveja no Brasil e conta ainda com um Museu da Cerveja.

Além de toda a relação com a cerveja, que já é um importante atrativo turístico para a cidade, a cidade apresenta ainda, além de arquitetura e comida típicas da Alemanha, o Museu de Hábitos e Costumes e o Museu da Família Colonial.

  1. Campos do Jordão, em São Paulo

Conhecida como a Suíça brasileira, o que coloca Campos do Jordão entre as cidades brasileiras que parecem a Europa é o clima ameno, a arquitetura tipicamente suíça e as montanhas verdes, que também lembram muito esse país europeu. É o mais alto município do Brasil, localizado a 1600 metros de altitude. Apesar de bastante visitada no inverno, a cidade recebe a Exposição de Natal, também muito procurada pelos turistas.

  1. Colônia Witmarsum, no Paraná

Localizada no município de Palmeira, a cerca de 60 km de Curitiba, capital do estado, a Colônia Witmarsum é um pedacinho da Alemanha no Brasil. Tem uma paisagem rural, tranquila e pitoresca, além de gastronomia típica, com diversas opções de apfelstrudel (uma espécie de torta de maçã), eisben (joelho de porco) e chucrute (uma conserva de repolho fermentado). Tanto a gastronomia quanto a paisagem certamente colocam a Colônia Witmarsum entre as cidades brasileiras que parecem a Europa.

Vai viajar para alguma dessas cidades? Confira aqui 7 cuidados para ter com sua casa nesse período!

  1. Domingos Martins, no Espírito Santo

Colonizada especialmente por alemães, Domingos Martins é a cidade mais procurada da região serrana do Espírito Santo. Localizada a cerca de 80 km da capital, Vitória, conta com um Museu da Colonização Alemã e oferece, aos turistas mais aventureiros, atrações como o rafting no Rio Jucu e passeios a cavalo. 

Carrega ainda traços das culturas portuguesa, francesa e italiana, os quais podem ser vistos na arquitetura e nas comidas típicas e colocam Domingos Martins entre as cidades brasileiras que parecem a Europa.

  1. Gramado, no Rio Grande do Sul

Uma das cidades mais conhecidas do Sul do Brasil, Gramado tem grande influência alemã e é bastante procurada no inverno. Oferece aos turistas diferentes opções de roteiros gastronômicos e culturais, além de apresentar arquitetura bastante europeia e um clima frio que a colocam entre as cidades brasileiras que parecem a Europa.

  1. Holambra, em São Paulo

Com a semelhança até no nome, Holambra lembra muito a Holanda, por causa das flores, dos moinhos, das casas e das comidas típicas. Uma das atrações que colocam Holambra entre as cidades brasileiras que parecem a Europa é o moinho de quase 40 metros de altura, junto às casas coloridas e às ruas enfeitadas com tamancos. Além disso, todo ano, Holambra promove a Expoflora, maior exposição de flores da América Latina.

Confira aqui as 8 cidades mais seguras para morar em São Paulo!

  1. Monte Verde, em Minas Gerais

Essa pequena cidade, localizada no sul de Minas Gerais, foi fundada por imigrantes da Letônia e está entre as cidades brasileiras que parecem a Europa por causa das pousadas charmosas, da região serrana e da arquitetura de estilo colonial. O clima mais ameno e as paisagens naturais deixam a experiência na cidade ainda mais encantadora.

  1. Paraty, no Rio de Janeiro

Litorânea e histórica, Paraty está entre as cidades brasileiras que parecem a Europa por causa de suas ruas que lembram muito os vilarejos de Portugal. No centro antigo, estão localizadas a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios e a Casa da Cultura. Além disso, todo ano, Paraty recebe visitantes do mundo inteiro, que vão até a cidade para participar da FLIP, a Festa Literária Internacional de Paraty.

  1. Penedo, também no Rio de Janeiro

Conhecida como a Finlândia brasileira, Penedo tem uma das principais colônias finlandesas do país. Além das marcas da arquitetura, com suas casinhas coloridas e muitas flores, a cidade de Penedo tem uma Vila Natalina, com uma Casa do Papai Noel, muito procurada por turistas. Conta ainda com passeios ecológicos e hotéis bastante acolhedores para receber e agradar os turistas o ano inteiro.

  1. Treze Tílias, em Santa Catarina

O que coloca Treze Tílias entre as cidades brasileiras que parecem a Europa são os traços austríacos em sua arquitetura, seus trajes, sua comida típica e suas paisagens, que mais parecem a região de Tirol. É nessa cidade que está a única colônia da Áustria no Brasil, além de ter também uma comunidade alemã.

Gostou dessas dicas de cidades encantadoras para visitar e se sentir na Europa? Então acompanhe nosso blog para muitas outras dicas. E se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente agora mesmo!