A terceirização de serviços de segurança é uma tendência cada vez maior nos bairros e condomínios. Nesses casos, você contrata uma empresa especializada que realizará todas as atividades necessárias, não precisando lidar com a contratação de diferentes empregados para exercer essa função.

O funcionamento é simples: a associação de moradores paga os valores fixados no contrato e a empresa de segurança envia os vigilantes para cumprir as funções e a carga horária estipuladas, facilitando o processo de contratação e trazendo diversos benefícios.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste texto e saiba as vantagens da terceirização dos serviços de segurança e os cuidados que devem ser tomados nessa contratação. Confira!

Vantagens da terceirização de serviços de segurança

A terceirização de serviços de segurança oferece inúmeras vantagens. Conheça algumas:

Funcionários bem treinados

Para garantir a segurança do bairro, os vigilantes devem passar por treinamentos específicos para atuar de forma correta, de acordo com a lei e com as melhores práticas. As empresas especializadas em segurança trabalham com funcionários devidamente capacitados, preparados para atender os moradores e agir corretamente em situações de emergência.

Além disso, para manter a qualidade do serviço, elas oferecem a manutenção de treinamentos, para que todos os seus empregados estejam sempre atualizados com as melhores práticas de segurança.

Outro ponto é que uma empresa especializada também pode contar com outras ferramentas que auxiliam o bairro, oferecendo outras opções como alarmes, câmeras etc.

Reposição em caso de falta

Uma das maiores vantagens da terceirização de serviços é a garantia de que sempre terá um profissional disponível para desempenhar as funções contratadas.

Nesses casos, o vínculo da associação de bairro será com a empresa contratada e, sempre que um vigilante não puder comparecer, como no caso de faltas, doenças ou férias, ela enviará outra pessoa para desempenhar a função. Não é preciso se preocupar com reposições ou novas contratações.

Facilidade na gestão de funcionários e escala

A empresa contratada será a responsável pela gestão de funcionários e pela montagem das escalas de trabalho para que o bairro seja atendido por todo o período estipulado no contrato. Essas rotinas podem ser um pouco complicadas, principalmente diante das normas trabalhistas que precisam ser observadas.

Com a terceirização de serviços, os moradores não precisarão lidar com essas preocupações. Basta pagar o valor estipulado no contrato mensalmente, enquanto a empresa de segurança será responsável pela gestão e escala dos empregados.

Menos riscos trabalhistas

A legislação trabalhista prevê direitos e deveres para os empregados e empregadores, abordando diversos assuntos: verbas devidas, jornada de trabalho, faltas e penalidades, rescisão do contrato, entre outros.

Observar todas essas regras é fundamental para evitar ações trabalhistas, que podem gerar multas, custas judiciais e o pagamento de honorários advocatícios. Com a terceirização de serviços de segurança, todas essas questões serão de responsabilidade da empresa contratada.

Redução de custos

Ao optar por essa contratação, a associação de moradores se comprometerá ao pagamento mensal dos valores estipulados. Com isso, é possível reduzir os custos em relação à contratação de um funcionário.

Por exemplo: se vocês não estiverem satisfeitos com o serviço prestado por determinado vigilante, basta comunicar a empresa para que ela faça a substituição. Não é preciso demiti-lo e arcar com os custos da rescisão contratual.

A associação também terá menos chances de ser surpreendida com demandas trabalhistas. Contudo, caso a empresa contratada não cumpra as leis e seja condenada judicialmente, a associação poderá ser responsabilizada pelo pagamento após serem esgotados todos os meios de cobrança.

Por isso, é fundamental procurar uma empresa regular e de confiança, reduzindo os riscos de ter que arcar com os encargos trabalhistas do empregado terceirizado.

Cuidados que a associação de moradores deve ter nessa contratação

Com todos esses benefícios, a terceirização de serviços de segurança é uma ótima escolha para o seu bairro ou condomínio. Mas é importante ter alguns cuidados para garantir uma boa contratação. Pensando nisso, listamos, a seguir, algumas dicas para ajudar. Veja só:

Pesquise as empresas e avalie a reputação

Busque indicações e referências de empresas de vigilância entre os moradores, amigos e pela internet. Fazer pesquisas e analisar diferentes opções é fundamental para encontrar um bom custo-benefício.

Para ter certeza de que fez uma boa escolha, verifique também a reputação da empresa. Você pode fazer isso conversando com outros clientes ou pela internet, buscando avaliações e comentários nas redes sociais e em sites especializados.

Atente-se à atuação de clandestinos

Infelizmente, existem algumas empresas de segurança que atuam de forma irregular ou ilegal. Para exercer a profissão de vigilante, os profissionais devem ter a qualificação necessária e uma boa reputação.

Para garantir a licitude da terceirização, a empresa deve atender a todos os requisitos previstos em lei, caso contrário, o contratante poderá ter problemas com a justiça do trabalho no futuro.

Além disso, ao contratar uma empresa irregular, os moradores estarão expostos a mais riscos: um profissional despreparado pode causar diversos acidentes devido à sua atuação sem formação específica.

Portanto, solicite as documentações específicas para verificar a regularidade da empresa, como alvarás de funcionamento e certidões negativas de impostos e débitos trabalhistas.

Verifique a estrutura da empresa e os treinamentos oferecidos

Uma ótima dica é verificar a estrutura da empresa contratada. Veja como é a organização do local e pergunte sobre os treinamentos oferecidos aos vigilantes. Essa função exige o conhecimento de procedimentos específicos, o preparo para lidar com situações adversas e um bom equilíbrio emocional para conseguir exercer o trabalho.

Por isso, a formação dos profissionais e o suporte oferecido pela empresa para a aquisição desse conhecimento é um ponto importante que deve ser analisado na hora de fazer a contratação.

Analise o contrato e peça uma cópia

Após decidir a empresa para terceirizar os serviços de segurança, peça o contrato e faça uma análise completa. Verifique os direitos e obrigações das partes, tempo de vigência, valores cobrados e demais itens necessários para garantir o melhor serviço para o seu bairro.

Em caso de dúvidas, peça esclarecimentos e, se necessário, solicite alterações no contrato. Após a assinatura, lembre-se de requisitar uma via do contrato e guardá-la em um local seguro.

A terceirização de serviços de segurança traz diversos benefícios para o bairro e, seguindo essas dicas, com certeza a sua associação de moradores conseguirá fazer uma ótima contratação!

Gostou da ideia? Se precisar de uma empresa que preste serviços terceirizados nós indicamos a Intersept. Clique aqui para conferir!