Em 2016, Porto Alegre apareceu entre as 50 cidades mais perigosas do mundo inteiro – um dado certamente preocupante. Porém, é possível observar, nos últimos anos, uma redução nos índices de criminalidade. Confira, neste post, alguns indicadores do mapa da criminalidade em Porto Alegre e descubra, também, quais os bairros mais seguros para morar em Porto Alegre.

Indicadores de violência

Em todo o mundo, a principal forma de medir a segurança pública é por meio da taxa de homicídios. Por isso, quando o assunto é mapa da criminalidade em Porto Alegre, esse é o primeiro indicador a ser considerado. E quando olhamos para essa taxa, podemos observar uma diminuição da violência na cidade, já que em 2019 foram registrados 322 homicídios, enquanto em 2020, esse número caiu para 262, representando uma redução de 60%, de acordo com pesquisa divulgada pelo governo do Rio Grande do Sul.

Outro indicador importante do mapa da criminalidade em Porto Alegre é o número de latrocínios, que são os roubos com mortes e acontecem por causa de diferentes fatores, como a reação da vítima, a oportunidade para o roubo, a alteração de consciência do assaltante devido a entorpecentes, entre outros. Em 2016, Porto Alegre registrou 40 latrocínios, o número mais alto dos últimos 10 anos, enquanto, em 2020, o total registrado foi de apenas 9 casos. 

Como saber se um bairro é seguro ou perigoso? Descubra aqui!

Porto Alegre tem a maior frota do estado, com cerca de 846 mil veículos em circulação, e o roubo de veículos também costuma ser considerado na hora de medir a violência das cidades e, por isso, aparece também no mapa da criminalidade em Porto Alegre. Em 2020, o número de roubos de veículos foi de 3.338, o menor registrado desde 2012, representando uma queda de quase 30% em relação ao ano anterior. 

Por fim, o número de feminicídios, que são os assassinatos de mulheres, também costuma ser considerado para medir a segurança e a violência das cidades, aparecendo também no mapa da criminalidade em Porto Alegre. E na contramão dos outros dados apresentados aqui, houve um aumento de mais de 80% dos casos registrados de feminicídio, que foram de 6 em 2019 para 11 em 2020.

Todos esses indicadores do mapa da criminalidade em Porto Alegre podem ser levados em consideração na hora de decidir mudar de cidade, por exemplo, ou mesmo de escolher um bairro para morar em Porto Alegre. Por isso, mostramos também, a seguir, alguns dos bairros mais seguros da cidade, para você poder escolher um bairro tranquilo para morar.

mapa da criminalidade em Porto Alegre

Bairros mais seguros de Porto Alegre

Um dos bairros mais seguros de Porto Alegre é o Auxiliadora, que conta com uma localização privilegiada, ruas tranquilas e arborizadas, além de opções de lazer e prédios históricos, que dividem espaço com construções novas e luxuosas.

O bairro Moinhos de Vento também está entre os mais seguros. Considerado um bairro nobre, combina áreas verdes, como o parque que dá nome ao bairro, construções históricas, comércios e cafés, shoppings e hotéis de luxo, além de hospitais que são referência em todo o país.

Localizado em uma área mais alta da cidade, o bairro Chácara das Pedras também aparece entre os mais seguros da capital. Com suas ruas arborizadas e vista panorâmica da cidade, esse bairro é essencialmente residencial, mas ainda oferece uma boa infraestrutura para os moradores.

Por fim, o bairro Bela Vista também aparece entre os mais seguros de Porto Alegre. Com moradias disputadas, esse bairro oferece ampla infraestrutura, diferentes experiências gastronômicas e diversas áreas verdes, ainda que seja considerado um bairro residencial.

Agora que você conheceu um pouco mais do mapa da criminalidade em Porto Alegre e descobriu alguns dos bairros mais seguros dessa capital, fique ligado em nosso blog para conferir ainda mais informações interessantes. E para conhecer melhor o aplicativo Bairro Seguro e descobrir como ele pode ajudar você, sua família e seu bairro, acesse nosso site!