Mudança de casa envolve uma dinâmica complexa, não é mesmo? Escolher um novo lugar para morar, empacotar coisas, transportar caixas e móveis, desempacotar tudo para arrumar a nova casa, uma trabalheira!

Por isso, se você está procurando um novo lugar para morar, precisa observar também alguns pontos importantes para que a mudança de casa seja um processo mais tranquilo. Neste post, vamos te ajudar com um desses pontos: o que levar em conta ao escolher um novo bairro? Confira!

Avalie a infraestrutura da região

É bastante provável que nenhum bairro tenha uma infraestrutura tão completa a ponto de não ser necessário ir para qualquer outro lugar para resolver suas coisas. Ainda assim, é interessante observar a infraestrutura da região para ver que serviços ela oferece, antes de concretizar a mudança de casa. 

Para isso, estabeleça suas prioridades com a mudança de casa. É importante que a região ofereça escola para seus filhos? Contar com mercados, padarias e comércios é uma vantagem para sua família? Sabendo o que é mais importante para você e sua família, fica mais fácil avaliar se a infraestrutura do bairro é satisfatória ou não.

Quer se planejar para mudar de cidade? Saiba o que levar em conta!

Observe a segurança do novo bairro

A decisão pela mudança de casa certamente precisa considerar a segurança da nova região. Para escolher um bairro seguro para morar, é preciso observar alguns pontos importantes, como a presença ou não de polícia na região, a qualidade da iluminação de ruas e praças e a presença de comércios que ficam abertos à noite, por exemplo. 

Descobrir se existe associação de moradores no bairro também pode ajudar na escolha de um novo bairro nesse processo de mudança de casa. Isso porque esse tipo de associação possibilita, entre outras coisas, um trabalho de segurança comunitária. Monitoramento de ruas e rondas realizadas por agentes de segurança são algumas das formas de promover a segurança compartilhada no bairro. 

Por isso, antes da mudança de casa, converse com algumas das pessoas que vivem no bairro e se informe sobre essas questões de segurança. Pergunte, por exemplo, se a região conta com o Bairro Seguro, aplicativo de segurança compartilhada que oferece segurança e praticidade para o dia a dia dos moradores.

mudança de casa

Considere se a localização é favorável

Assim como acontece com a infraestrutura, a importância da localização do novo bairro no processo de mudança de casa é bastante relativa. Observe, portanto, se é importante para você que sua nova casa seja próxima ao seu trabalho, por exemplo, se é mais interessante estar perto do centro da cidade, ou ainda se o seu desejo é morar em um bairro mais afastado, mas que proporcione uma qualidade de vida maior. 

Avalie o custo-benefício da região

O preço dos imóveis, seja para alugar, seja para comprar, varia muito de um bairro para outro, não é mesmo? Por isso, nesse processo de mudança de casa, avaliar o custo-benefício é mais interessante do que considerar o preço do imóvel de forma isolada. 

Muitas vezes, um bairro mais afastado, por exemplo, tem imóveis mais baratos, mas você precisará gastar mais tempo e dinheiro com locomoção. Ou então, determinado bairro é mais caro, mas oferece maior segurança e tem uma infraestrutura maior, o que, considerando o custo-benefício, pode ser um diferencial. 

Por isso, analise suas prioridades e avalie os elementos que apresentamos aqui, de forma conjunta, na hora de escolher seu novo destino na mudança de casa.

Por fim, quando você escolher um bairro, envolva-se com a segurança da região, pois é uma forma bastante eficiente de aumentar a segurança da sua nova casa. E, para isso, você pode contar com o aplicativo Bairro Seguro e ainda acompanhar nosso blog para mais dicas de como aumentar a segurança do seu bairro!