A segurança é, sem dúvida, um dos fatores mais relevantes quando decidimos onde morar ou quando planejamos mudar de cidade. Isso porque viver em uma cidade mais segura e com bairros tranquilos sem dúvida é o desejo de muita gente!

Então, com base no Atlas da Violência 2019, um estudo realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que analisou as taxas de homicídio das 310 cidades do Brasil com mais de 100 mil habitantes, apresentamos, a seguir, as cidades mais seguras do Brasil em 2020. Confira!

 

  1. Jaú, em São Paulo

Com cerca de 150 mil habitantes, Jaú está entre as cidades mais seguras do Brasil em 2020. Teve uma taxa de 2,7 homicídios a cada 100 mil habitantes em 2017, a menor taxa do país – o que a coloca em primeiro lugar entre as cidades mais seguras do Brasil.  Além da baixa taxa de homicídios, apresenta também bons indicadores de desenvolvimento humano, como baixas taxas de crianças em condições de pobreza e de jovens fora da escola e do mercado de trabalho.

Jaú é conhecida como Capital do Calçado Feminino, mas também apresenta significativa relevância enquanto polo agrícola para o estado de São Paulo, devido à sua forte produção de cana-de-açúcar.

 

  1. Indaiatuba, em São Paulo

Localizada na região metropolitana de Campinas, Indaiatuba tem cerca de 240 mil habitantes. Além de apresentar ótimos índices de qualidade de vida, o que a coloca entre as cidades mais seguras do Brasil é sua taxa de homicídios de 3,5 em 2017, a segunda mais baixa do país, de acordo com o Atlas da Violência do Ipea.

Indaiatuba tem a agricultura como destaque na economia, ao lado também de fortes indústrias, como a automobilística.

 

  1. Valinhos, também em São Paulo

Assim como Indaiatuba, Valinhos está localizada na região metropolitana de Campinas, no estado de São Paulo e também está listada entre as cidades mais seguras do Brasil em 2020. Com cerca de 130 mil habitantes, registrou 4,7 homicídios para cada 100 mil habitantes em 2017, o que a coloca na terceira posição entre as cidades mais seguras do Brasil.

Terra natal do músico Adoniran Barbosa, Valinhos é conhecida como a Capital do Figo Roxo e, mais recentemente, tem sido lembrada também por sua grande produção de goiaba.

 

  1. Jaraguá do Sul, em Santa Catarina

Quarta colocada entre as cidades mais seguras do Brasil, Jaraguá do Sul é também a mais segura do estado de Santa Catarina, já que a taxa de homicídios registrados na cidade em 2017 foi de 5,5 para cada 100 mil habitantes.

Com cerca de 180 mil habitantes, Jaraguá do Sul é também a quinta maior economia do estado, sendo conhecida como Capital Nacional da Malha, já que abriga grandes indústrias do setor de confecções e se tornou uma das cidades mais seguras do Brasil em 2020.

cidades mais seguras do Brasil em 2020

 

  1. Brusque, também em Santa Catarina

Devido aos alemães que colonizaram a cidade, Brusque certamente é uma das muitas cidades que parecem a Europa no Brasil. Ela ainda conserva traços da arquitetura, da gastronomia e das festividades trazidas pelos colonizadores e que se tornaram parte da cultura do município.

Quinta colocada entre as cidades mais seguras do Brasil, Brusque registrou uma taxa de 5,8 homicídios para cada 100 mil habitantes em 2017. E os cerca de 135 mil habitantes ajudam a movimentar uma economia baseada nas diversas indústrias de confecção instaladas na cidade, que dão a ela o título de Cidade dos Tecidos.

 

Gostou de saber quais as cidades mais seguras do Brasil em 2020? Então acompanhe nosso blog, sempre tem novidades e informações importantes por aqui. E se quiser deixar sua cidade mais segura também, conheça o aplicativo Bairro Seguro.