Em tempos de Coronavírus, quando a recomendação é não sair de casa, pode parecer estranho pensar em ajudar seu bairro. Mas mesmo em quarentena, é fundamental nutrir uma boa relação com os vizinhos – já que ficaremos ainda mais próximos deles, não é mesmo?

Por isso, elencamos aqui 5 dicas para ajudar seu bairro durante a quarentena. Confira!

  1. Colabore com o comércio do bairro

É bastante comum que os bairros tenham algum mercadinho, padaria ou frutaria pequenos, daqueles em que podemos saber o nome de quem nos atende, conversar com o dono ou a dona e ser chamados pelo nome. Em tempos de quarentena, para ajudar seu bairro, você pode priorizar esses espaços na hora de fazer suas compras. Vá até esses lugares – apenas quando necessário! – ou verifique se estão fazendo entregas.

Você também pode dar uma chance para seus vizinhos que são autônomos ou que estão vendendo produtos nessa quarentena para complementar a renda deles. Experimente as marmitas, os bolos, doces e pães, veja as roupas e os produtos que vizinhos e vizinhas estão comercializando e ajude como puder – seja comprando, seja divulgando para mais gente! Solidariedade e união são essenciais para enfrentarmos com mais tranquilidade esse tempo de quarentena.

  1. Arrecade doações para pessoas em situação de vulnerabilidade

Com a quarentena, muitas pessoas tiveram seus salários reduzidos ou mesmo sua fonte de renda prejudicada. Por isso, ajudar essas pessoas pode ser uma ação de grande valor!

Para auxiliar, você pode arrecadar doações diversas, como alimentos, roupas, materiais de higiene, máscaras e o que mais for possível. Se o seu bairro já tiver uma associação de moradores, pode fazer dela um ponto para recolhimento dessas doações – caso ainda não tenha, veja aqui como criar uma quando a quarentena acabar! Em seguida, é possível distribuir as doações arrecadadas entre moradores mais fragilizados no bairro ou na região.

  1. Faça compras por seus vizinhos

O isolamento social é ainda mais necessário para pessoas com mais de 60 anos ou com doenças crônicas ou respiratórias, como diabetes e asma. Nesse caso, o contato com outras pessoas é ainda mais perigoso.

Por isso, nesse período de quarentena, você pode ajudar seu bairro se oferecendo para ir ao mercado, à farmácia ou à padaria, por exemplo, para essas pessoas. Quando você for sair para fazer suas compras, converse com seus vizinhos e veja se alguém precisa de alguma coisa. É um jeito simples e fácil de ser solidário e de estabelecer uma boa convivência com seus vizinhos!

quarentena-2

  1. Ofereça serviços e ajuda aos vizinhos

Nesse tempo de quarentena, estamos precisando nos reinventar, não é mesmo? Utilizar ainda mais a tecnologia e não só para trabalhar, mas para se divertir, ver amigos e familiares e saber como anda o mundo. Por isso, também pode ser hora de descobrir novos talentos ou mesmo de se redescobrir como profissional.

Uma forma muito interessante de fazer isso é oferecer serviços para ajudar seus vizinhos – do condomínio, do bairro, da região. Se você dá aulas, pode ajudar seus vizinhos ou os filhos deles; se você costura, pode fazer máscaras e distribuir no condomínio ou no bairro – e até vender, se estiver precisando de uma renda extra. Se você gosta de cozinhar, pode trocar receitas ou mesmo levar um bolo ou uma torta para seus vizinhos – tomando as devidas precauções, é claro!

Sejam quais forem as suas habilidades, você pode oferecê-las à comunidade. Além de ajudar o outro, essa é uma excelente forma de enfrentar esse período de quarentena com mais tranquilidade.

  1. Ajude a manter o seu bairro seguro

Com comércios e escolas fechadas, as ruas acabam ficando mais vazias, menos movimentadas. E como a maioria das pessoas está em casa, garantir a segurança continua sendo muito importante.

Para ficar mais seguro em casa, ou quando precisar sair, você e seu bairro podem contar serviços de segurança privada – entre eles o aplicativo Bairro Seguro. Com eles, seu bairro garante rondas e acompanhamento de agentes de segurança treinados sempre que necessário. É muito mais segurança para ficar tranquilo nessa quarentena!

 

Gostou dessas dicas? Então acompanhe nosso blog para muito mais! E se quiser conhecer melhor o aplicativo Bairro Seguro, acesse nosso site!