Procurar formas de garantir mais proteção na sua casa ou no seu bairro é uma preocupação cada vez mais presente nas cidades brasileiras. Por isso, empresas especializadas têm investido em novas tecnologias de segurança, buscando aliar tecnologia, praticidade e conforto aos moradores de bairros e condomínios.

É importante conhecer essas tendências e como elas funcionam para encontrar as melhores alternativas para proteger sua família. Quer saber mais sobre o assunto? Neste post explicamos como as novas tecnologias de segurança podem auxiliar o seu dia a dia e apresentamos as principais novidades. Confira!

A importância das novas tecnologias de segurança

A utilização de equipamentos e softwares modernos permite controlar o que acontece à sua volta e ter mais tranquilidade no cotidiano. Muitos dispositivos, voltados à proteção patrimonial, já são bastante conhecidos: é o caso de alarmes, câmeras de segurança e cercas elétricas.

Porém, quando se fala em proteção pessoal e do seu bairro, já é possível contar com novas soluções como: monitoramento em tempo real, automação e aplicativos colaborativos que trazem mais segurança para todos.

Essas medidas, além da prevenção, ajudam a estabelecer uma boa comunicação entre os vizinhos, oferecem mais controle sobre o que está acontecendo e ajudam a combater a ação de bandidos.

As principais novidades para a proteção de bairros e casas

Veja, a seguir, algumas das tecnologias mais atuais de proteção! Ou baixe aqui o Guia Comparativo de Soluções em Segurança produzido pela equipe do Bairro Seguro, com apoio do consultor especializado em segurança, Emir Pinho.

Fechaduras inteligentes

Os modelos digitais de fechadura substituem as chaves e oferecem alternativas modernas e seguras. O acesso é liberado por senha ou biometria, que pode ser feita pela impressão digital, pela análise de retina ou pelo exame da voz.

Essa alternativa traz diversas vantagens: com esse sistema não é preciso ter uma chave, o que evita problemas com perdas ou cópias indevidas. Para garantir a segurança, ele tem um alarme antiarrombamento, que é ativado após erros consecutivos na tentativa de abertura ou em caso de violação da fechadura.

Além disso, é comum que esses sistemas tenham sensor de fechamento automático. Dessa forma, se você sair de casa e esquecer de trancar a porta, a fechadura inteligente faz o travamento automático. 

Automonitoramento

Uma tendência que tem ganhado bastante espaço é o automonitoramento: soluções com equipamentos e aplicativos que permitem monitoramento em tempo real, sem necessidade de pagar a mensalidade do monitoramento externo. Assim, os locais vigiados podem ser acompanhados continuamente em tablets, smartphones e computadores.

Os únicos investimentos necessários são a aquisição e a instalação dos equipamentos — assim, é uma alternativa com ótimo custo-benefício.

Monitoramento da rua com vídeos em nuvem

Soluções que oferecem mais controle ao cliente também são aplicáveis aos monitoramentos de bairros, com câmeras instaladas nas ruas. Os vídeos podem ser armazenados em nuvem, para que todos os moradores que tenham o aplicativo próprio instalado possam vê-los.

Essa solução também oferece ótimo custo-benefício, mas, por sua abrangência, é mais utilizada para registrar os eventos e fazer verificações posteriores do que em ações preventivas. Para garantir um serviço mais completo, o ideal é ter câmeras com inteligência artificial, que são capazes de constatar situações perigosas para notificar os moradores. No Bairro Seguro, primeira plataforma de segurança comunitária preventiva, é possível acessar, a um clique, as câmeras comunitárias via nuvem da empresa Camerite.

Botão de pânico

Esse botão, ao ser acionado, informa a operação de segurança que pode enviar uma equipe ao local para verificar a ocorrência e prestar a assistência necessária. Discretos, eles são vinculados a alarmes e detectores de presença instalados na residência.

Quando acionados, emitem um sinal silencioso para a empresa de monitoramento. Dessa forma, o invasor não fica sabendo que foram ativados. Quando recebe o sinal, a empresa contratada toma as medidas necessárias para garantir a segurança dos moradores e intervir na situação.

Grupos em aplicativos de mensagens

A união dos moradores por meio de associações para procurar soluções de segurança e infraestrutura para o bairro também é uma forma de modernizar essa relação.Os grupos permitem a comunicação rápida entre todos e a sinalização de situações de risco, como estranhos na área ou emergências.

Entretanto, é necessário estabelecer regras e conscientizar os participantes sobre o objetivo do grupo. Isso ajuda a evitar excessos de mensagens e distrações que façam os interessados desistirem de acompanhar o que acontece no grupo — caso contrário, ele deixa de cumprir sua finalidade.

Aplicativos para segurança comunitária preventiva

Essa é uma tendência que conquista cada vez mais adeptos, com diversas ferramentas que auxiliam na segurança coletiva. O Bairro Seguro, por exemplo, é uma ferramenta que permite oferecer atendimento completo e de qualidade para todo o bairro. Com a estatística dos crimes migrando do furto, onde a vítima não está presente, para o assalto a mão armada, onde a vítima é o facilitador do crime, fica cada vez mais importante contar com soluções focadas na prevenção e não apenas na deteccção ou registro do evento criminoso. Com plataformas como o Bairro Seguro, os chamados de CHEGADA e SAÍDA SEGURA ajudam os moradores nos momentos de potencial risco. Por meio deles, um atendente é enviado ao local indicado pelo morador para fazer o acompanhamento e proporcionar mais segurança para ele.

Os aplicativos, em geral, também têm botão de pânico integrado ao sistema. Trata-se de uma opção ainda mais moderna: pelo celular, é possível localizar o usuário via satélite. Assim, o socorro não se limita à sua residência ou à sua empresa, mas pode ser enviado a qualquer lugar atendido pelo serviço contratado.

Há diversas opções de planos. Em todos eles, o objetivo é garantir o melhor atendimento de acordo com o perfil dos moradores sempre de forma a aumentar a segurança comunitária.

Os benefícios de investir nesses equipamentos

Ter equipamentos modernos permite maior controle dos moradores sobre o que acontece no dia a dia ao seu redor, bem como aumenta a sensação de segurança. Com opções automatizadas, monitoramento em tempo real e facilidades para solicitar acompanhamento, a tecnologia garante opções eficientes para agradar diferentes perfis de consumidores.

Agora você já conhece as novas tecnologias de segurança e sabe como elas podem ser benéficas, já que trazem mais tranquilidade e proteção para toda a sua família. Ficou interessado? Então entre em contato conosco e descubra como podemos auxiliar na sua proteção e de toda a sua vizinhança!