Nesse período de isolamento social, grande parte das pessoas está passando muito mais tempo em casa do que de costume. E isso pode significar aumento no consumo de água e luz, afetando o orçamento que, para muita gente, já anda apertado.

Além disso, com o baixo volume de chuvas em todo o país, há falta de água em diversos bairros e cidades, o que torna ainda mais necessário economizar água e luz, já que a energia no Brasil é obtida majoritariamente por meio de hidrelétricas. 

Por isso, fizemos esse post com algumas dicas de como economizar água e luz durante o isolamento social. Confira!

Feche as torneiras e apague as luzes

Para economizar água e luz, a primeira coisa a ser feita é, certamente, fechar torneiras e apagar luzes. Assim, ao lavar a louça, por exemplo, ensaboe diversos itens com a torneira fechada e, em seguida, enxágue todos eles. Isso porque lavar a louça com a torneira meio aberta pode fazer você gastar mais de 100 litros de água.

Feche a torneira também quando for lavar as mãos – algo ainda mais essencial durante essa pandemia. Como o recomendado é lavar as mãos por cerca de 40 segundos, é importante manter a torneira fechada enquanto as ensaboa – abra apenas para enxaguá-las.

Se estiver trabalhando em casa, procure um espaço iluminado e arejado para montar seu escritório. Assim, você pode manter as luzes apagadas por mais tempo e ainda diminui a necessidade de ligar aparelhos de ar condicionado ou ventiladores. E, é claro, quando sair de um cômodo, lembre-se sempre de apagar as luzes.

Para economizar energia, também é importante desligar aparelhos elétricos que não estiver usando – e não deixe em standby. Computadores, cafeteiras e televisores, por exemplo, ainda consomem energia se estiverem no modo de espera.

Os idosos fazem parte do grupo de risco do Coronavírus. Confira aqui como protegê-los!

Lave roupas e calçadas de forma inteligente

Outro jeito de economizar água e luz é acumular o máximo de roupas que sua lavadora suporta, para que você possa usá-la sempre em sua capacidade máxima. Isso porque o uso de energia para lavar 3 ou 30 peças de roupa é o mesmo. Além disso, lavar mais peças de uma vez, sempre respeitando a capacidade de sua máquina, também ajuda a economizar água.

Quando for lavar a roupa, você pode aproveitar para separar em baldes a água dispensada pela máquina e utilizá-la para lavar o quintal ou as calçadas – o que, se for feito com água saindo direto da mangueira, pode gastar mais de 280 litros de água em apenas 15 minutos. Por isso, reutilize a água da máquina de lavar, assim você economiza água e luz ao mesmo tempo!

 

Garanta que a estrutura da sua casa ajude a economizar água e luz

Especialmente nesse tempo de quarentena e de falta de água nos bairros e cidades, é essencial se certificar de que as instalações da sua casa não estão agindo contra você. Por isso, verifique se canos, torneiras e descargas não apresentam vazamentos, ainda que pequenos, pois eles podem gastar muita água.

Verifique também se as lâmpadas da sua casa são de LED ou fluorescentes – se não forem, procure substituí-las. Isso porque essas lâmpadas consomem entre 60% e 80% a menos do que as lâmpadas incandescentes.

Use sua casa de forma consciente!

Para economizar água e luz, é importante ter consciência na hora de tomar banho, por exemplo. Por mais relaxante que seja esse momento, procure tomar banhos curtos, especialmente se seu chuveiro for elétrico – esse é um dos aparelhos que mais consome energia na casa.

Seja consciente também com o que você joga no vaso sanitário – ele não é feito para receber papel higiênico ou absorventes, por exemplo. Esses lixos, além de não poderem ir para o esgoto, demandam uma descarga mais forte, o que consome um volume muito maior de água.

E observe também a forma como você usa a geladeira: não fique parado com a porta dela aberta enquanto pensa na vida. Também esqueça aquela ideia de usar a parte traseira dela para secar roupas e sapatos – isso consome muita energia e é o contrário do que significa economizar água e luz!

 

Gostou dessas dicas? Então acompanhe nosso blog para mais informações importantes! E conheça o aplicativo Bairro Seguro visitando nosso site!