Com a pandemia do novo Coronavírus se espalhando pelo país e pelo mundo, está cada vez mais claro o perigo da doença causada por esse vírus. E esse perigo é ainda maior entre aqueles que fazem parte do grupo de risco, como os idosos e as pessoas com doenças crônicas ou respiratórias.

Por isso, prezando pela saúde e pelo bem-estar de nossos clientes e amigos, fizemos este post, para que você saiba como proteger os idosos do Coronavírus. Confira!

Convença os idosos a ficarem em casa

Por mais difícil que possa ser, convencer as pessoas do grupo de risco a ficarem em casa é a melhor forma de proteger os idosos do Coronavírus. Mais do que isso, é importante que, se possível, os idosos façam quarentena apenas com outras pessoas que também estiverem em isolamento, para diminuir ainda mais os riscos de contaminação.

Para os idosos que vivem em instituições de longa permanência, as visitas devem ser adiadas, e as equipes de saúde dessas instituições devem seguir rígidos procedimentos de higienização e desinfecção ao chegar na instituição.

Faça compras por eles

É bastante comum entre os idosos que a ida ao supermercado, à padaria ou à farmácia seja vista como um passeio, uma atividade de socialização. Mas é justamente pelo contato que esse tipo de atividade demanda que as pessoas do grupo de risco devem evitar sair para fazer compras.

Assim, para proteger os idosos do Coronavírus, é interessante se prontificar a fazer as compras por eles. Por isso, se você não pertence ao grupo de risco, quando for ao mercado (lembre-se, reduza as idas ao mercado você também!), converse com seus vizinhos do condomínio ou do bairro – uma rede de vizinhos é um excelente meio de comunicação e segurança! – e se ofereça para ir às compras por eles. Além de ajudar a proteger os idosos do Coronavírus, esse é um bonito gesto de solidariedade.

Tome todos os cuidados necessários ao entrar em uma casa que tenha idosos

Nesse período de quarentena, não é recomendado fazer visitas aos pais e avós. No entanto, muitas vezes precisamos entrar na casa de idosos – seja por morar com pais ou avós, seja por trabalhar em lugares com idosos, seja por qualquer outro motivo.

Em todos os casos, para proteger os idosos do Coronavírus, é fundamental seguir uma rotina de higienização e desinfecção, como tirar os sapatos, trocar de roupa e higienizar muito bem as mãos com água e sabão ou álcool 70% ao chegar da rua. E deve-se sempre evitar qualquer tipo de contato físico, mas, se for estritamente necessário, higienizar sempre as mãos antes e depois de ter contato físico com o idoso.

Mantenha as crianças longe dos idosos

Ainda que as crianças, na maioria dos casos, não desenvolvam os sintomas da Covid-19 caso sejam contaminadas pelo Coronavírus, elas devem ser mantidas longe dos idosos. Isso porque as crianças são grandes transmissoras do vírus e, já que costumam ser assintomáticas, podem acabar contaminando os idosos sem nem saber que estavam contaminadas.

Por isso, para proteger os idosos do Coronavírus, se possível, também não leve as crianças a mercados e farmácias, por exemplo, para que não coloquem em risco a saúde de outras pessoas mais suscetíveis aos sintomas da doença.

Ensine os idosos a usarem as tecnologias, caso ainda não saibam

Essa última dica não é exatamente para proteger os idosos do Coronavírus, mas para ajudá-los a passar por esse período de forma mais tranquila e menos traumática. Isso porque utilizar aplicativos como WhatsApp e Hangouts, permitem realizar chamadas de vídeo, para manter contato com familiares e amigos pode ser uma alternativa importante para manter os idosos em casa.

Portanto, se você está de quarentena com algum idoso, mostre a ele como usar essas ferramentas e incentive-o a manter contato com as pessoas de quem gosta. Assim, a falta de passeios pelo bairro e de momentos de socialização com amigos, familiares e vizinhos pode ser amenizada, cuidando também da saúde mental e emocional dos idosos.

Gostou dessas dicas? Então acompanhe nosso blog, nele compartilhamos conteúdos interessantes e relevantes para você. E para entender melhor como funciona o aplicativo Bairro Seguro, acesse nosso site!