Nossa maior preocupação é a sua segurança. Por isso, sempre divulgamos aqui no blog diferentes estratégias e informações que podem ajudar a escolher um bairro tranquilo para morar e, então, fortalecer a segurança desse bairro que você escolheu para viver.

Uma estratégia para melhorar não só a segurança do bairro, mas também a convivência entre os vizinhos, é criar uma associação de moradores.

Já demos algumas dicas de como fazer isso e também já demonstramos como essa associação pode deixar o bairro mais seguro.

Nesse post, então, vamos apresentar outra estratégia para aumentar ainda mais a segurança do bairro em que você mora: a rede de vizinhos.

A criação desse tipo de rede já é realidade em diversos municípios dos estados brasileiros, e os resultados têm sido comprovados diariamente. Em Santa Catarina e Minas Gerais, por exemplo, as redes de vizinhos aumentam a cada ano e garantem mais tranquilidade para os moradores.

Veja, então, como uma rede de vizinhos pode aumentar a segurança do bairro.

Possibilita a prevenção e a redução de crimes no bairro

A rede de vizinhos está baseada na vigilância constante dos moradores, que zelam não apenas por suas residências ou comércios, mas também pelas propriedades dos outros moradores.

A vizinhança se coloca em estado de alerta e passa a cuidar de toda a região, observando movimentos suspeitos e tomando medidas que inibem a ação de pessoas mal-intencionadas.

Como a rede está baseada também na comunicação entre os vizinhos, é fundamental que seja criado um meio exclusivo para isso.

Nesse sentido, podem ser utilizadas diferentes estratégias, como grupos de comunicação em redes sociais ou aplicativos de celular, apitos e sirenes, por exemplo, a fim de espantar criminosos.

Uma estratégia bastante eficaz para estabelecer essa comunicação é o aplicativo Bairro Seguro, que permite também a interação com empresas de monitoramento da região. Por meio desse aplicativo, é possível solicitar atendentes para garantir a segurança de cada morador ao chegar ou sair de casa, por exemplo, entre outros benefícios.

A rede de vizinhos facilita o diálogo com o poder público e com as empresas de segurança

A criação de uma rede de vizinhos também proporciona um diálogo mais próximo e efetivo com a administração pública e com a Polícia Militar da região.

Essa proximidade pode fornecer informações para o poder público, as quais podem ser usadas para proporcionar melhorias na infraestrutura da região.

Esse diálogo também possibilita que sejam realizadas ações conjuntas entre os vizinhos – por meio, ou não, das associações de moradores – e a Polícia Militar, a fim de prevenir assaltos, furtos e invasões, aumentando a segurança do bairro.

Esse contato mais próximo com a Polícia Militar e com as empresas de segurança da região têm eficácia comprovada no aumento da segurança e na redução de índices de criminalidade nas regiões em que são estabelecidas as redes de vizinhos.

Isso demonstra que o trabalho em equipe e a comunicação eficiente são pontos fundamentais para promover a segurança e o bem-estar coletivo de uma região.

Gostou das informações compartilhadas aqui? Então visite nosso blog e confira mais dicas para garantir o seu bem-estar e de toda a sua família. E se quiser mais informações sobre nosso aplicativo, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!