Independentemente de qualquer índice, a sensação de violência está cada vez maior nas grandes cidades. Os muros das casas parecem maiores, as grades não protegem mais apenas as janelas do térreo, condomínios têm grades altas e cercas-elétricas. Basta um passeio pela cidade para perceber o medo e a insegurança que toma conta dos moradores.

É por isso, entre outros fatores, que o sistema de segurança entre vizinhos é solução em grandes cidades. É o jeito encontrado por moradores para aumentar a segurança e transformar suas casas em lugares aconchegantes e mais tranquilos. Veja, a seguir, como funciona esse sistema e quais as vantagens que ele tem a oferecer!

O que é e como funciona o sistema de segurança entre vizinhos?

A partir da união dos moradores, criam-se uma rede de vizinhos e, de preferência, uma associação de moradores, para centralizar e gerenciar as decisões e ações.

Entenda o papel da associação de moradores e saiba como criar uma em seu bairro.

Para que a proteção seja real, são instalados equipamentos de segurança e monitoramento em pontos estratégicos da região. Para isso, é essencial contratar uma empresa de segurança privada, visto que ela poderá auxiliar na definição desses pontos de instalação e garantir o monitoramento das imagens geradas pelo sistema de segurança.

As decisões devem ser tomadas em conjunto, por meio da associação de moradores, e é muito importante que comerciantes da região também participem, junto aos moradores, a fim de ampliar a rede de proteção.

Veja aqui como a associação de moradores pode deixar seu bairro mais seguro!

Tecnologia a favor dos moradores

Hoje em dia, muito do que fazemos é resultado de avanços tecnológicos, que possibilitam maior comunicação, agilidade e segurança em nosso dia a dia. Para garantir o bom funcionamento de um sistema de segurança entre vizinhos, também existem tecnologias importantíssimas e bastante úteis.

Uma dessas tecnologias é o aplicativo Bairro Seguro, que existe para ampliar a segurança de bairros e regiões e tornar mais tranquila a vida dos moradores e comerciantes. Esse aplicativo funciona em parceria com empresas de segurança da região para disponibilizar rondas no bairro. Além disso, oferece o serviço de chegadas e saídas seguras e a possibilidade de avisar os vizinhos sempre que houver alguma movimentação suspeita no bairro.

A união faz a força!

Para que todo esse sistema de segurança funcione, é essencial que haja interação e cooperação entre os vizinhos. Os moradores e comerciantes da região precisam compreender a importância das ações e aderir ao movimento, para que as ações de segurança sejam efetivas.

Assim, especialmente nas grandes cidades, é preciso conhecer seus vizinhos, conversar e estabelecer com eles uma relação de confiança. Essa é a melhor forma de ampliar e aprimorar a segurança da sua casa, da sua família e da sua região.

Gostou desse conteúdo? Então entre em nosso blog e confira muito mais dicas e informações para melhorar a sua segurança. E se quiser mais informações sobre o aplicativo Bairro Seguro, entre em contato conosco!