Em época de férias, especialmente as de fim de ano, é bastante comum procurar lugares para visitar, cidades para conhecer e viver novas aventuras. Por isso, já listamos aqui 10 cidades brasileiras que parecem a Europa e que valem uma boa visita.

Porém, sabemos que as praias e as cidades maiores e turísticas acabam ficando ainda mais cheias e, assim, podem dificultar o descanso de quem não gosta de muita muvuca. Então, se você está procurando um destino para sua viagem, mas não quer muito movimento ou muita gente, acompanhe este post, pois listamos, a seguir, 7 lugares tranquilos para viajar no Brasil.

 Lugares tranquilos para viajar: 

  1. Bonito (MS)

Um dos principais destinos turísticos do Brasil, Bonito está entre os lugares tranquilos para viajar no Brasil por ser uma cidade com roteiros repletos de grutas, cachoeiras, trilhas e flutuações em rios de águas cristalinas. Em uma visita a Bonito não pode faltar um mergulho no Rio da Prata, nem uma passada pela Gruta da Lagoa Azul ou pela Praia da Figueira. Além disso, se você gostar de praticar esportes radicais, não pode perder a oportunidade de fazer rapel e arvorismo, além de fazer várias trilhas e andar de quadriciclo.

  1. Cambará do Sul (RS)

Localizada na Serra Gaúcha, a mais de 900 metros de altitude, Cambará do Sul está entre os lugares tranquilos para viajar e é um convite à contemplação e ao autoconhecimento. A cidade já foi cenário de minisséries e novelas nacionais e é porta de entrada para dois importantes parques: Serra Geral e Aparado da Serra. Além disso, a região tem diversas cachoeiras, lindos rios e belíssima vegetação de Mata Atlântica, além de importantes cânions, como o Itaimbezinho, que atraem inúmeros turistas.

  1. Guaramiranga (CE)

Localizada no interior do Ceará, a 110 km de Fortaleza, Guaramiranga está entre os lugares tranquilos para viajar por ser uma cidade serrana. Além das montanhas de mais de mil metros de altura, a cidade tem também temperaturas mais amenas e diversos rios, cachoeiras, mirantes e trilhas ecológicas. Entre suas atrações, está o Parque das Trilhas, com diferentes percursos de caminhada em meio à vegetação de Mata Atlântica e opções de tirolesa, rapel e caiaque.

  1. Ouro Preto (MG)

Considerada Patrimônio Cultural pela Unesco desde 1980, a cidade de Ouro Preto está entre os lugares tranquilos para viajar por oferecer a seus visitantes, além de tranquilidade, muita cultura e contato com a natureza. No Centro Histórico da cidade, além das ladeiras de paralelepípedo e das igrejas históricas e famosas, há também a Praça Tiradentes, o Museu da Inconfidência e o Museu do Oratório. Na cidade há também o Mirante do Morro São Sebastião que, definitivamente, merece uma visita!

  1. Pirenópolis (GO)

A cidade interiorana de Pirenópolis está entre os lugares tranquilos para viajar no Brasil por estar cercada de rios, cachoeiras, matas e morros, ideais para trilhas e prática de esportes radicais, como montanhismo, rapel em cachoeiras, arvorismo, cavalgadas e rafting. Além disso, o centro da cidade é patrimônio histórico e tem museus, igrejas e casarões que datam do século XVIII.

  1. Serra Negra (SP)

Cidade integrante do Circuito das Águas Paulistas, Serra Negra é considerada a Cidade Saúde, devido às suas fontes de água mineral com propriedades terapêuticas. Além das águas terapêuticas, o que coloca Serra Negra entre os lugares tranquilos para viajar é seu turismo em fazendas, com trilhas, rios e cachoeiras, além de um teleférico que leva ao Mirante do Cristo Redentor. A cidade conta ainda com o Mirante Alto da Serra, no topo de uma montanha de 1310 metros.

Conheça as 8 cidades mais seguras para morar em São Paulo!

  1. São Thomé das Letras (MG)

Localizada no pico da Serra da Mantiqueira, cerca de 1400 metros acima do nível do mar, São Thomé das Letras é uma das cidades mais altas do Brasil. E o que coloca essa cidade entre os lugares tranquilos para viajar é a combinação das ruas pequenas, repletas de casas e igrejas revestidas de quartzito, com as cachoeiras, os lagos e as grutas dos arredores. Ao visitar a cidade, é essencial conhecer o Parque Municipal Antônio Rosa, que tem a Casa da Pirâmide e a Toca da Bruxa, além do mirante, que proporciona uma vista linda de toda a região.

Gostou dessas sugestões? Então acesse nosso blog e veja muitas outras dicas interessantes! E se quiser conhecer melhor o aplicativo Bairro Seguro, acesse nosso site.