O dia a dia envolve diversas tarefas e, principalmente para quem trabalha em casa, saber como organizar a rotina é essencial. A falta de planejamento atrapalha a concentração e o controle sobre o cumprimento de todos os compromissos, se tornando bastante prejudicial para o seu futuro.

Existem algumas atitudes que podem auxiliar você a se organizar da melhor forma para seguir uma boa rotina todos os dias. Quer conhecer? Então acompanhe este post e conheça as 5 dicas que separamos!

1. Tenha horários definidos

É comum que alguns compromissos não tenham hora certa e proporcionem mais flexibilidade, principalmente em caso de home office. Entretanto, mesmo nesses casos, é importante definir horários e períodos para cada atividade.

O ponto de partida na hora de organizar a rotina é ter horários definidos. Desse modo, fica mais fácil manter o foco e ter um controle do que já foi feito ou do que ainda está pendente.

2. Use uma agenda

Essa parece uma dica óbvia, mas muitas pessoas não utilizam a agenda no seu dia a dia. Anote os compromissos e lembretes alguns dias antes do final de prazos ou agendamentos, como consultas médicas, que podem precisar de um planejamento específico.

Lembre-se de que ela pode ser de papel ou digital: atualmente existem ótimas opções de aplicativos para computadores e celulares.

Outro ponto importante é criar o hábito de consultar a agenda diariamente e já dar uma olhada no que está pendente para o dia seguinte. Dessa forma, você já consegue se preparar para realizar todas as tarefas e ficará mais fácil manter a sua rotina organizada.

3. Estipule uma rotina com toda a família

Quem é casado e/ou tem filhos deve considerar toda a família na hora de organizar a rotina. A convivência familiar também é fundamental no seu dia a dia, então não deixe de também considerar os horários deles.

Se tiver filhos pequenos, em idade escolar, é preciso considerar os compromissos deles para a sua rotina, como levar e buscar no colégio e possíveis atividades extracurriculares.

Com toda a família tendo uma rotina e conhecendo a dos outros — e, consequentemente, com a cooperação de todos para o cumprimento das atividades necessárias para o dia a dia —, fica muito mais fácil manter a organização.

4. Inclua as atividades essenciais para a saúde

Na hora de criar uma rotina, é comum pensar no trabalho e outros compromissos. No entanto, é preciso se lembrar das atividades essenciais para uma boa saúde física e mental.

Considere também as atividades físicas: os exercícios são muito importantes para a saúde e melhoram o funcionamento do nosso organismo. Além disso, o lazer também deve ser considerado, pois ajuda a aliviar o estresse e a descansar o cérebro.

Finalmente, ter uma boa noite de sono é um dos principais fatores para evitar dores de cabeça, mau humor e cansaço excessivo, que podem resultar em estresse e outros problemas de saúde.

5. Defina recompensas

Depois de organizar a rotina, é fundamental segui-la corretamente. No entanto, essa pode ser uma tarefa bem difícil em algumas situações, principalmente quando se trabalha em casa. Para auxiliar nessas dificuldades, crie pequenas metas e prometa recompensas para o cumprimento.

Pode ser assistir a um filme, o episódio de uma série ou ganhar um jantar caprichado: qualquer coisa que vá servir como um atrativo. Fazendo isso, você terá mais motivação para focar nas atividades diárias, ajudando a lidar com as distrações e a procrastinação.

Agora que você já conhece as nossas dicas sobre como organizar a rotina de todos em sua casa, basta colocá-las em prática! Dessa forma, ficará muito mais fácil trabalhar e cumprir todas as tarefas do seu dia a dia.

Então, gostou deste post? Quer acompanhar outras dicas como essas? Então siga a nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas atualizações!